Divisões Pára-Quedistas
As unidades aeroterrestres na Alemanha pertenciam à Luftwaffe (Força Aérea alemã) e não ao Heer (Exército).
Contudo, sua organização não era em nada diferente de uma divisão de infantaria comum:
- 3 regimentos a 3 batalhões,
- 1 batalhão de artilharia,
- 1 batalhão anti-tanque
- 1 batalhão de pioneiros.
A Alemanha chegou a criar, “no papel”, 11 divisões PQD, embora as divisões 10ª e 11ª fossem amontoados de remanescentes e apenas a 1ª (ex-7ª Aérea) tenha chegado a saltar em combate (na Bélgica, Holanda, Grécia e Creta). A partir de 1944, nem sequer tinham treinamento de salto.
Divisão Aerotransportada
Com o intuito de apoiar as unidades pára-quedistas da Luftwaffe, o Exército alemão efetivou a 22ª Divisão Aerotransportada, organizada com:
- 3 regimentos a 3 batalhões,
- 1 regimento de artilharia a 3 batalhões,
- 1 batalhão anti-tanque, 1 batalhão de pioneiros
- 1 batalhão de reconhecimento.
Sua tarefa era ser transportada por aviões para a área já controlada pelos pára-quedistas e apoiá-los. Participou, nessa tarefa, da invasão da Holanda.
Divisões da Luftwaffe
Disposto a preservar uma posição importante na hierarquia nazista, Hermann Goering decidiu formar um exército particular, criando as divisões de infantaria da Luftwaffe.
Eram muito mais fracas que as suas irmãs do Exército, pois tinham apenas:
- 4 batalhões de “caçadores” (“jäger”),
- 1 batalhão anti-tanque
- 1 batalhão de artilharia.
Essas “divisões” eram formadas por pessoal excedente das tripulações de terra da Luftwaffe e não tinham qualquer treinamento de campanha. Seu armamento era de todas as procedências possíveis (inclusive francês, tcheco e russo) e seu comando era totalmente inexperiente. Ao todo, foram formadas 21 dessas unidades, que tinham por missão manter linhas defensivas em frentes calmas. Mas acabaram mandadas para frente russa durante as grandes ofensivas soviéticas do inverno 1942/43 e duas delas (7ª e 8ª) chegaram mesmo a participar do ataque para libertar Stalingrado!
Onde quer que fossem empregadas, demonstravam incompetência e sofriam pesadas baixas. Por fim, em novembro de 1943, elas foram oficialmente transferidas para o Exército e totalmente reorganizadas. Passaram a ser chamadas “Divisões de Campanha da Luftwaffe”, tinham:
- 3 regimentos a 2 batalhões,
- 1 regimento de artilharia a 3 batalhões,
- 1 batalhão anti-tanque,
- 1 batalhão de canhões de assalto,
- 1 batalhão de reconhecimento (“fusilier”)
- 1 batalhão de pioneiros.
Ao todo, 18 divisões foram assim reorganizadas, melhorando seu desempenho em combate. Contudo, a maré da guerra virara contra os alemães e, uma a uma, foram todas dizimadas (exceto a 14ª, que ficou na Noruega). A maioria foi aniquilada ou dissolvida, com seu pessoal transferido para outras unidades.
Divisões de Guarnição
Após a campanha da França, os alemães decidiram criar as “Divisões de Guarnição” para ocupar suas conquistas. Essas unidades contavam com:
- 3 regimentos a 3 batalhões
- 1 regimento de artilharia a 3 batalhões.
O destaque nessas unidades é que elas eram quase completamente equipadas com material francês capturado. A maioria acabou “promovida” a divisão de campanha e enviada para frente russa. A única exceção foi a 319ª Divisão, uma unidade afortunada, que guarneceu as ilhas do canal da Mancha até o fim da guerra.
As Divisões de Segurança eram unidades destinadas a proteger a retaguarda dos exércitos alemães contra as ações dos guerrilheiros. Elas começaram a se fazer necessárias a partir de 1941 e foram criadas tanto na frente russa quanto na França, além de muitos regimentos de segurança independentes. Normalmente eram compostas exclusivamente por infantes (em geral, 2 regimentos a 3 batalhões, mas isso variava muito), não tendo dotação regular de artilharia ou engenharia de combate. Apesar disso, costumava se servir de material capturado (carros blindados, canhões, etc.) e foram as primeiras unidades do exército alemão a aceitar voluntários russos.
O destino dessas unidades costumava ser inglório: ou eram desesperadamente postas em linha diante de uma penetração inimiga (como foi o caso da 201ª Divisão de Segurança, aniquilada durante a “Operação Bagration”) ou eram dissolvidas para fornecer recompletamentos para unidades de campanha.
Divisões de Fortificação
Essas eram formações destinadas a defender um determinado ponto “até o último homem” e, portanto, não tinham necessidade nenhuma de mobilidade. Da mesma forma, seu efetivo e composição variavam muito, em função do objetivo a defender.
Normalmente recebiam batalhões de metralhadoras como unidades anexadas e seu pessoal costumava ser de homens de idade mais avançada ou de estrangeiros. Basicamente, compunham-se de 2 ou 3 regimentos de fortificação e 1 regimento de artilharia (nas unidades destinadas ao litoral, essa artilharia era de costa).
Embora não recebessem a designação “Fortaleza”, as divisões da série “700″ foram criadas com essa função, embora algumas fossem depois convertidas a divisões de campanha. As divisões 709ª, 711ª e 716ª lutaram na Normandia, sendo a primeira e a última aniquiladas nessa campanha.
Divisões de Montanha
Essas unidades eram organizadas, equipadas e treinadas para atuar em região de montanha. Ao começar a guerra, a Alemanha contava com:
- 3 dessas divisões, organizadas com 3 regimentos de 3 batalhões (exceto a 3ª, que só tinha 2 regimentos),
- 1 regimento de artilharia de montanha a 4 grupos (batalhões),
- 1 batalhão anti-tanque,
- 1 batalhão de pioneiros
- 1 batalhão de reconhecimento.
Ao longo da guerra, mais 7 dessas unidades foram criadas (4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª (ex-157ª), 9ª e 188ª), agora todas reorganizadas com apenas 2 regimentos a 3 batalhões (demais unidades, como acima), exceto a 188ª, que tinha 4 regimentos e não tinha o batalhão anti-tanque nem o de reconhecimento.
As Waffen-SS chegaram a criar 6 delas (6ª, 7ª, 13ª, 21ª, 23ª – essas duas últimas acabaram dissolvidas – e 24ª).
Divisão de Esquiadores
Face às peculiaridades da guerra de inverno na frente russa, os alemães criaram a 1ª Divisão de Esquiadores. Foi criada a 02/06/1944 e continha:
- 2 regimentos de esquiadores a 3 batalhões,
- 1 batalhão de reconhecimento,
- 1 regimento de artilharia com 3 grupos,
- 1 batalhão anti-tanque,
- 1 batalhão de artilharia de apoio
- 1 batalhão de pioneiros.
Divisões Navais
Em fevereiro de 1945, com a guerra chegando ao fim, foram criadas as divisões navais, unidades que empregavam o pessoal naval agora ocioso. Contavam com:
- 3 regimentos a 2 batalhões,
- 1 regimento de artilharia,
- 1 batalhão de reconhecimento,
- 1 batalhão antitanque
- 1 batalhão de pioneiros.
A composição podia variar ligeiramente, mas o mais certo é que não passavam de unidades improvisadas, formadas no caos e desespero dos últimos meses da guerra.
Divisões de Artilharia
Embora não fosse prática no Exército alemão ativar divisões de artilharia, algumas foram localmente organizadas por comandos de Grupos-de-Exércitos.
Normalmente não passavam de comandos unificados para vários batalhões de artilharia independentes. A única exceção foi a 18ª Divisão de Artilharia, criada a 01/10/1943, que compunha-se de 3 regimentos a 3 batalhões de artilharia, 1 batalhão de artilharia anti-aérea e 1 batalhão de infantaria. Contudo, a experiência não parece ter dado certo, pois a divisão foi dissolvida em menos de um ano, a 27/08/1944.
O Exército alemão criaria ainda uma miríade de unidades dos mais variados tipos e tamanhos, mas, em nível de divisão, o que está dito acima basta para se ter uma boa idéia da composição dessas unidades.
Também, é importante observar que o fato de um determinado regimento ou batalhão ser identificado como pertencente a uma divisão não significa que isso seja verdade em qualquer momento da guerra, nem que uma determinada divisão tenha lutado por toda a guerra com a mesma denominação. Era prática na Alemanha que, sempre que uma nova divisão era criada, um regimento de uma divisão já existente era retirado dela para dar à nova divisão um núcleo de veteranos. Da mesma forma, uma divisão podia ser modificada em sua composição e em sua finalidade ao longo da guerra (por exemplo, a 4ª Divisão de Infantaria foi transformada em 18ª Divisão Panzer em 08/1940, com partes da 14ª DI; ela então tinha 2 regimentos Panzer (18º e 28º), que foram minguando até só restar 1 batalhão; em 09/43, ela foi reestruturada como 18ª Divisão de Artilharia, sendo afinal dissolvida).
O regimento de infantaria Gross Deutschland foi transformado em Divisão de Infantaria Gross Deutschland em maio de 1942; em maio de 1943 foi “promovida” a Panzergrenadier, mas, como ela recebeu um regimento Panzer inteiro a 2 batalhões (e o 1º era equipado com Panteras), ela era, de fato, uma divisão Panzer.
A 1ª Divisão SS em Kursk tinha um regimento panzer completo, reforçado com uma companhia de Tigres; e mesmo assim, era chamada então “Panzergrenadier”.
A 91ª Divisão de Infantaria tinha uma organização normal do Exército, mas recebeu o título “Luftwaffelande”. Ela seria uma divisão especialmente treinada para combater pára-quedistas inimigos (?), mas foi destruída na Normandia pelas tropas aeroterrestres estadunidenses.
A 21ª Divisão Panzer, enquanto atuou na África do Norte, compunha-se dos regimentos 5º Panzer e 47º e 104º Panzergrenadier; quando foi reconstituída após a sua destruição em maio de 1943, ela passou a ser composta pelos regimentos 100º Panzer e 125º e 192º Panzergrenadier.
Sendo assim, é necessário cuidado na hora de definir a composição de uma divisão, pois ela podia variar muito.
Leia Também: As Divisões Alemãs – Parte I
Artigos Relacionados:
Está vendo aquela imagem ao lado da descrição do autor? Aquilo se chama Avatar! Aqui no Segunda Guerra.org, o site utiliza o sistema Gravatar. Cadastrando-se nele, e enviando uma imagem da sua preferência, todas as vezes que você fizer um comentário, sua imagem aparecerá automaticamente.
Siga os três passos:
1. Acesse www.gravatar.com e clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você usa para fazer os comentários aqui.
3. Complete o cadastro.
Pronto!
Porém, isso é opcional! Você pode pular essa etapa e comentar diretamente!






