A Morte de Heinrich Himmler, o Comandante das SS

Como foi a morte de Heinrich Himmler, Comandante das SS?

Com a invasão da Alemanha pelos Aliados, Heinrich Himmler resolveu deixar o norte, pois sua localização era conhecida pelo inimigo. Ordenou aos membros de seu séquito — então, muito reduzido — que disfarçassem-se da melhor maneira possível. A maior parte dos seguidores do Reichsführer preferira raspar os bigodes, mudar o penteado e usar trajes civis, ao invés de usar fardas de altas patentes de uma polícia agonizante. A partir daquele momento, Himmler passava a viver na ilegalidade.

Findava a época em que o Führer e sua corte ocupavam mansões e castelos. Agora, esgueiravam-se de uma localidade para outra, deslocando-se individualmente em quatro automóveis que constituíam os restos do imenso parque de viaturas do Reichsführer. Estavam disfarçados sob uniformes de soldados da Wehrmacht ou em trajes civis. Não mais ousavam apresentar-se nos hotéis e pensões; dormiam ao relento, muitas vezes misturados à população e às tropas em êxodo. Enquanto alguns mantinham guarda junto aos carros, os outros se deitavam nos bancos das estações ferroviárias, a fim de conseguir alguns instantes de repouso.

Himmler continuava a comandar os doze fugitivos que, munidos de documentos falsificados, pretendiam atravessar as linhas inglesas e chegar à Baviera. Ao chegarem ao Elba, abandonaram os automóveis; disfarçados como habitantes da região, preocupados com o avanço dos russos, misturaram-se à massa humana que caminhava penosamente para oeste. No grupo estavam o Professor Gebhardt, Ohlendorf, Rudolf Brandt, secretário de Himmler, os oficiais SS Werner e Grothmann, além de Heinz Macher.

Tapa-Olho e Nome falso

Himmler raspara o bigode e ocultara o olho esquerdo com uma venda de pano preto. Julgara de bom alvitre usar documentos que o identificavam como Heinrich Hitzinger, Feldwebel (cabo) da Geheime Feldpolizei (Polícia Secreta de Campanha). A escolha da identidade fora bastante sutil: caso fosse aprisionado e interrogado a respeito de seu chefe e das atividades que este desenvolvera durante a guerra, poderia responder sem despertar maiores suspeitas. Esquecera-se completamente, porém, de que os Aliados consideravam a Geheime Feldpolizei um órgão extremamente perigoso.

Afinal, a partir de maio de 1942, a Feldpolizei, que anteriormente dependera do Abwehr, passara a desempenhar as funções da Gestapo nas frentes de combate.

 

A Captura pelos Aliados

Deste modo, “Hitzinger” e seu grupo passaram pelo primeiro posto de controle estabelecido pelos britânicos. Entretanto, ao chegar a Meistadt, entre Hamburgo e Bremerhaven, os doze componentes do grupo foram presos e enviados ao campo de Bremenvoerde, de onde foram transferidos para Zeelos e, finalmente para Westertinke.

Em 23 de maio, os prisioneiros chegaram ao Campo de Interrogatório Britânico nº 31, nas proximidades de Luneburgo. Após algumas horas, três dentre eles, interrogados pelo Capitão Selvester, demonstraram um nervosismo tão evidente que o oficial inglês resolveu apertar o interrogatório e acareá-los entre si. Repentinamente, um dos três homens arrancou a venda negra que lhe disfarçava o rosto e declarou em tom bastante tranquilo:

— “Sou o Reichsführer SS Heinrich Himmler. Desejo falar imediatamente com o General Montgomery”.

Selvester não esperava realizar uma captura de tamanha importância. Reforçou a guarda dos prisioneiros e solicitou a presença de outro oficial do serviço de informações britânico.

 

Confirmando a identidade de Himmler

Quando o outro oficial chegou, Selvester solicitou ao homem que dizia ser Himmler, grafasse sua assinatura em um pedaço de papel, a fim de poder compará-la com as existentes nos arquivos do Intelligence Service. Himmler recusou-se. Seguiu-se uma acirrada discussão a respeito da assinatura, que seria a última da vida do Reichsführer.

Himmler e sua família, foto de 1935

Conhecedor profundo dos métodos usados pelos serviços de contra-espionagem, Himmler sabia de que modo é possível utilizar uma assinatura falsa e, sobretudo, uma verdadeira. Declarou-se disposto a assinar o papel, uma vez que o único objetivo era provar sua verdadeira identidade; todavia, impunha uma condição: os oficiais ingleses deveriam prometer que o papel seria imediatamente destruído, na presença de Himmler.

A Revista

O Capitão Selvester fez um detalhado exame do conteúdo dos bolsos do prisioneiro. Encontrou uma caixinha, contendo duas minúsculas ampolas.

Selvester não hesitou, pois sabia que as ampolas continham veneno: o último recurso dos nazistas. Calmamente e aparentando a mais completa indiferença, o capitão perguntou a Himmler para que serviam as ampolas. O Reichsführcr replicou tranquilamente:

— “Trata-se de um remédio para os espasmos que sofro no estômago”.

Entretanto, Selvester constatara que uma das ampolas estava cheia e a outra, vazia; convenceu-se de que Himmler escondia o veneno em algum outro lugar.

Os ingleses solicitaram ao Reichsführer que se despisse. Todas as peças de roupa foram examinadas. O corpo de Himmler foi minuciosamente revistado. Selvester, contudo, temendo que o Reichs­führer, vendo-se descoberto, mordesse a cápsula de veneno e engolisse o conteúdo, absteve-se de examinar a boca do prisioneiro.

O oficial teve uma ideia, no intuito de tranquilizar Himmler: com a maior correção de maneiras, ofereceu chá e sanduíches ao Reichsführer. Caso Himmler aceitasse, seria obrigado a tomar a precaução de tirar a cápsula da boca.

Himmler cumprimentando Hitler

Enquanto Selvester observava com a maior atenção, Himmler comeu pacificamente os sanduíches e bebeu o chá. Diante disso, Selvester só tinha uma alternativa: remeter o prisioneiro aos serviços competentes do Quartel-General do II Exército Britânico, em Luneburgo. Sugeriu que Himmler vestisse um uniforme inglês. Teria duas vantagens: não haveria veneno escondido na farda inglesa e, além disso, os britânicos teriam oportunidade para fazer um exame mais detalhado das roupas de Himmler.

Todavia, Himmler protestou:

— “Querem vestir-me com uma farda inglesa para me abaterem como espião! Pretendo comparecer diante de seus superiores com meu uniforme alemão”.

Himmler julgava seus adversários pelos métodos que ele próprio costumava utilizar. Por outro lado, os britânicos, que desejavam acalmar o prisioneiro nazista, acreditavam que a insistência de Himmler em continuar com o uniforme alemão indicava que o veneno estava escondido em algum lugar da farda.

O Reichsführer insistia em protestar:

— “Se fazem tanta questão de que eu vista um uniforme inglês, só pode ser porque desejam desacreditar-me perante os alemães e a opinião pública mundial, fotografando-me e entregando as fotos para publicação na imprensa internacional”.

Afinal, o oficial inglês declarou categoricamente que em hipótese alguma Himmler receberia de volta o uniforme, que deveria ser submetido a um rigoroso exame. Ameaçou o chefe nazista de ser transportado nu até o local onde ficaria detido.

Himmler terminou cedendo; aceitou uma camisa, um par de calças e um par de coturnos britânicos. Recebeu um cobertor, enrolando-se nele.

Selvester afirma que durante a discussão, que durou cerca de oito horas, Himmler comportou-se de modo correto e até mesmo jovial, demonstrando, acima de tudo, evidente preocupação com o destino de seus companheiros. ‘

 

A entrega ao Serviço de Inteligência Britânico

Às 20 horas, Himmler foi conduzido à presença do Coronel Michael Murphy, chefe do Intelligence Service no Estado-Maior do General Montgomery. Himmler repetiu suas declarações: era o Reichsführer SS Heinrich Himmler e desejava falar com o Ge­neral Montgomery, para o qual já havia preparado uma carta.

O Coronel Murphy embarcou Himmler em uma viatura militar e, juntamente com um de seus oficiais, acompanhou-o até Lu-neburgo, onde o Reichsführer foi levado à prisão de Uelzenerstrasse, ocupada pelo Quartel-General do II Exército Britânico.

O coronel inglês estava convencido de que Himmler conseguira ocultar o veneno na boca ou nas roupas.

Himmler foi colocado em uma cela sob a vigilância do Sargento-Mor Edwin Austin, o qual não foi informado por seus superiores a respeito da identidade do prisioneiro. Após a guerra, porém, durante uma entrevista concedida à BBC de Londres, Austin afirmou que reconhecera perfeitamente o Reichsführer, apesar do cobertor que dissimulava seus trajes britânicos. Sua maior preocupação era evitar que o prisioneiro conseguisse suicidar-se — como havia feito anteriormente, em sua presença, o General Pruetzmann, um dos acólitos de Himmler.

Berlim, Alemanha: 20 de abril de 1939. Adolf Hitler, ao lado de Himmler, assiste a um desfile em comemoração aos seus 50 anos de idade.

Apontando para um catre onde Himmler deveria deitar-se, Aus­tin solicitou ao Reichsführer que se despisse. A ordem foi decorrente da notícia de que um médico deveria visitar a cela dentro de alguns instantes, a fim de examinar minuciosamente o corpo do prisioneiro.

Himmler, dirigindo-se ao intérprete, rosnou:

— “O sargento não sabe a quem está se dirigindo!” Ao que Austin replicou:

— “Já sei, já sei: você é Himmler. Para mim, porém, não faz a mínima diferença. Recebi ordens: dispa-se e deite-se no catre”.

Himmler começou a despir-se no momento em que o Coronel Murphy chegou à cela, acompanhado pelo Capitão Dr. C. J. L. Wells, médico do II Exército Britânico.

 

O suicídio com Cianureto

O Capitão Wells realizou um segundo exame minucioso em todo o corpo do prisioneiro. Himmler aceitou tudo, sem reclamar. Entretanto, quando o médico lhe ordenou que abrisse a boca, Himmler tirou rapidamente uma cápsula minúscula, que trazia escondida entre a gengiva e a bochecha.

Wells tentou impedir o movimento e enfiou dois dedos na boca do prisioneiro. Himmler jogando a cabeça para trás, mordeu os dedos do médico até os ossos. O Coronel Murphy e o Sargento precipitaram-se sobre o Reichsführer, mas já era tarde demais.

Deitaram Himmler em decúbito ventral, no intuito de evitar que deglutisse o veneno. Tentaram obrigá-lo a vomitar. Fizeram uma lavagem estomacal. Aplicaram respiração artificial, entre outros procedimentos. O Reichsführer perdera os sentidos. Nada mais havia a fazer. Doze minutos depois que Heinrich Himmler engoliu o cianureto, o Capitão Dr. Wells não teve outro remédio senão constatar oficialmente a morte do prisioneiro!

O cadáver do Reichsführer jazia sobre uma poça de vomito. Seu grandioso Grossraum estava reduzido à ignóbil sujeira em que estava deitado. Um cadáver medíocre, ridiculamente vestido com uma camisa militar britânica, trazendo ainda ao nariz o eterno Pince-nez, atrás de cujas lentes os olhos — que outrora tudo pareciam espionar e observar — davam, agora, a impressão de fitar o vácuo; era tudo o que restava do homem que fora o porta-estandarte da ideologia da “raça superior” e construtor do Olimpo Pardo; a Ruhmeshalle. Não; as Valquírias não o transportaram para o Walhalla.. .

Himmler morto após cometer suicídio com cianureto. Na foto é possível observar a camisa inglesa e o cobertor cedido a ele na prisão

Para os soldados ingleses, que significado poderia ter aquela morte? Apenas mais uma, dentre tantas ocasionadas pela guerra. Todos haviam ouvido falar a respeito do grande chefe nazista, de seus crimes hediondos, mas ignoravam o imenso império secreto que ele conseguira erguer, cimentado com incalculável derramamento de sangue.

Austin, fitando o cadáver, murmurou, decepcionado:

— “Então, esse é Himmler. . .”

Jogou o cobertor sobre o corpo inerte do Reichsführer e saiu da cela.

Shakespeare teria exclamado: “Outrora, César fazia tremer o mundo; hoje, ninguém para inclinar-se diante dele!”.

Frasco de veneno encontrado no corpo de Himmler, Ele mordeu o conteúdo dessa cápsula para cometer suicídio.

 

A Diplomacia Britânica Falhou

Desolados, os oficiais ingleses compreenderam que sua diplomacia falhara. Haviam perdido uma bela ocasião para desvendar os segredos da Gestapo. Himmler, como um covarde, só tomara o ve­neno, quando tivera certeza de que o Quartel-General Britânico iria tratá-lo como criminoso de guerra. Preferiu a morte aos castigos que, segundo julgava, lhe seriam impostos. Qualificado pelo mundo inteiro como o mais cruel torturador que já surgiu na História, não podia conceber que os adversários deixassem de aplicar a Lei de Talião. Muitos dos segredos dos doze anos de existência do III Reich foram enterrados para sempre com ele.

No final das contas, o Reichsführer não conseguiu os três meses de vantagem que desejava para que os Aliados fossem procura-Io nas montanhas da Baviera e lhe pedissem para salvar o mundo do perigo do bolchevismo. . . Confiara, até a morte, nas previsões de um de seus “videntes”, o qual anunciara que a guerra terminaria na primavera de 1945 e que a Alemanha, sofreria suas consequências, durante apenas três meses. Segundo declarações feitas por meus amigos suecos após a guerra, o referido “vidente” só poderia ser o massagista Kersten.

Se os britânicos não houvessem tratado o ex-Reichsführer como o mais vulgar dos prisioneiros, fazendo-o vestir uma camisa inglesa e transportando-o em um caminhão militar, se o considerassem um personagem histórico, Himmler certamente lhes entregaria os documentos que constituíam seu derradeiro álibi — e que ele soube esconder tão bem que, até hoje, ainda não foram encontrados.

Não há dúvida de que ele tentaria justificar os crimes que cometera e as provocações que realizara com o auxílio de seu brain trust, mas podemos ter absoluta certeza de que não se suicidaria no momento em que o fez.

Após a capitulação final da Alemanha, um polonês gabou-se de haver reconstituído todo o trajeto da fuga de Himmler, desde sua partida de Hohen-Lüchen, até o local onde foi feito prisioneiro. Segundo ele, o Reichsführer trazia consigo uma maleta de documentos, que enterrou antes de tentar atravessar as linhas inglesas.

Dois dias após o suicídio de Himmler, o Sargento Austin recebeu ordens para enterrar o cadáver do ex-Reichsführer. Envolveu-o em um cobertor, amarrou-o com fios telefônicos e transportou-o para local ignorado. Os documentos e o túmulo do monstro constituem, até hoje, o mais completo mistério.

 

Quem foi Himmler, afinal?

Um denso mistério também envolve a vida inteira do Reichsfüh­rer e as duas personalidades daquele homem tão singular. Da mesma forma que o Capitão Selvester não conseguiu encontrar no comportamento de Himmler qualquer dos elementos característicos de um massacrador de povos, os biógrafos do Reichsführer, baseando-se nas declarações dos fiéis seguidores de Himmler e nos depoimentos das mulheres que compartilharam de sua existência, dificilmente poderiam conceber que um homem capaz de demonstrar tantas qualidades familiares em sua vida particular, pudesse enveredar pelos caminhos sombrios do crime, possuído por uma ideologia bárbara: o racismo.

Já no fim da vida, depois de preso, Himmler demonstrou bondade, preocupando-se com o tratamento dispensado a seus companheiros; depois que passou a viver na ilegalidade, jamais cessou de atormentar-se com o possível destino de sua segunda esposa e de seus três filhos. Entretanto, nem por um só instante pareceu apiedar-se dos milhões de lares que destruíra e das inúmeras crianças que transformou em órfãos — quando não as massacrou!

Só sabia conceber o bem-estar e alegria da vida cotidiana para si e para os seus.

A vida mundana sempre teve grande importância para Himmler. Gostava dos uniformes elegantes e havia quem dissesse que seu traje de gala favorito fora aprovado pelo próprio Hitler. Mantinha um Geschenkkartei (fichário de presentes), cuidado por Fraulein Lorenz, filha de seu particular amigo Werner Lorenz. chefe do departamento encarregado da Quinta Coluna no exterior. A filha de Lorenz arquivava fielmente as informações sobre as pessoas que mantinham correspondência com Himmler. Este detalhe levou Kersten a afirmar que Himmler não passava de um “pequeno burguês”, opinião corroborada por muitos autores.

 

Formalismo ao extremo

Himmler levava o formalismo até os mais exagerados extremos. Chegava a anotar em fichas individuais os títulos e formas de polidez pelos quais devia dirigir-se às pessoas com quem se correspondia ou tratava. Registrava os presentes que enviava às pessoas de suas relações, frequentemente objetos de porcelana de fábricas onde trabalhavam prisioneiros de campos de concentração (Dachau). Cada presente e suas características eram meticulosamente fichados.

As diferentes pessoas presenteadas, tocadas pelas atenções do Reichsführer, acreditavam compartilhar do gosto de Himmler que, portanto, causava sempre uma excelente impressão a todos.

Depois da guerra, visitando as mansões de Grunewald e Dahlem, foi encontrado nas bibliotecas dos grandes figurões do Reich diversas obras contendo dedicatórias assinadas por Himmler; que variavam desde narrativas de viagens por regiões pitorescas até coleções completas das obras de Fichte e Nietzsche. A filosofia racial justificava os campos de concentração, as câmaras de gás e as hecatombes nos campos de batalha.

No que se referia à mesa, domicílio, empregados domésticos e modo de vida — incluindo uma amante com um belo título de nobreza —, Himmler sentia-se feliz, pois era um verdadeiro grande senhor. Como um respeitável membro da alta burguesia, possuía um castelo de caça, Wustrow, ao norte de Berlim, e recomendava aos grandes dignitários das SS que seguissem seu exemplo.

 

Escravos para servir ao Reich

No discurso que pronunciou em 1941 ante os oficiais da Leibs-tandarte SS “Adolf Hitler” (Divisão da Guarda Pessoal do Führer), o Reichsführer declarou:

“O homem que guarda os prisioneiros realiza uma tarefa mais difícil do que aquele que cumpre o seu dever militar… Proponho-me a constituir um batalhão de guarda e fazer um rodízio do efetivo a cada três meses, a fim de que todos possam tomar conhecimento da luta contra os sub-homens.”

Tal atividade era indispensável por quatro motivos:

— para eliminar do povo alemão os elementos perigosos;

— para utilizar a mão-de-obra dos escravos nas pedreiras, a fim de que o Führer pudesse erigir os fabulosos monumentos do III Reich;

— para que a WVHA pudesse conseguir as grandes somas necessárias à edificação de lares para as famílias numerosas, pois a vitória ou a derrota seriam decididas pela expansão demográfica do sangue alemão; se a raça germânica não se multiplicasse, o Reich não poderia dominar o mundo;

— para cumprir o principal dever das SS: constituir-se no instrumento da colonização da Europa e da “solução final” do problema judaico.

 

Mais nefasto que Hitler

Com a morte de Himmler desapareceu o mais espantoso dos grandes chefes nazistas. Em seu aspecto trágico, o Reichsführer ultrapassou até mesmo o próprio Hitler, pois ofereceu milhões de cadáveres em holocausto à nebulosa ideologia de seu chefe, num genocídio que até hoje permanece mal esclarecido, a despeito da abundante literatura que foi publicada a respeito. Um certo mistério continua a persistir, pois muitas forças ainda entram em choque no sentido de influenciar a análise do caso de Himmler: interesses econômicos, rancores nacionais, fanatismo doutrinário. Os doze anos de existência do “Nacional-Socialismo” e sua espada — as SS — constituirão um marco em todo o nosso século.

O cadáver de Himmler, enterrado em algum ponto de Luneburgo, permanecerá para sempre como um símbolo de uma desumanidade que o mundo jamais viu, aplicada de modo tão deliberado e violento. As vítimas de Himmler, bem como seus inimigos e seus partidários, relembrarão até a morte o pesadelo dos campos de concentração, visto sob o prisma de sua subjetividade. ..

Por esse motivo, sentirei-me feliz se, na qualidade de ex-prisioneiro de um desses campos, consegui contribuir para encontrar a verdade e atualizar a velha fórmula romana: Historia, magistra vitae.

 

Uma tragédia à Raça Humana

Inúmeros são aqueles que não conseguiram avaliar em sua justa medida aquela terrível experiência. Uma prova do fato é a campanha em favor da prescrição dos crimes nazistas. Entretanto, o mundo tem plena consciência de que o atentado realizado pelos nazistas contra a humanidade provocou a destruição de valores que sucessivas gerações levaram séculos para constituir.

O mausoléu consagrado aos grandes dignitários do Reich, cuja construção dominava os sonhos de Himmler quando este comprou uma montanha de granito na Suécia e criou a escola de marmoristas e entalhadores de pedra em Sachsenhausen, afundou-se e o monstruo­so oceano de escombros produzidos pela guerra. As ruínas da Ruhmeshalle cobriram os ossos de 11 milhões de entes humanos que pereceram nos campos de concentração.

Trinta milhões de combatentes perderam a vida nos campos de batalha.

Trinta e cinco milhões de homens ficaram feridos ou mutilados.

O Reich, em si, perdeu seis milhões de vidas, o que equivale a um décimo de sua população antes da guerra. E, por incrível que pareça, a hecatombe foi desencadeada em nome da metafísica do sangue e da raça.

As SS, através de seus crimes, enxovalharam a honra de um povo civilizado, que já deu ao mundo tantos pensadores, escritores, pintores e músicos.

Os sonhos megalomaníacos de Himmler e seus carrascos não podem ser comparados com a grandeza da alma humana que se manifesta em todos os povos e, evidentemente, também no povo alemão. Mais cedo, ou mais tarde, a grande maioria dos homens aprenderá a lição e não dará, àqueles que sonham com a renovação desse passado trágico, uma nova oportunidade para se beneficiarem da divisão, do caos e da ignorância.

Filmagens de momentos após a morte de Heinrich Himmler

<

p style=”text-align: justify;”>Transcrito do livro: O Império de Himmler – Edouard Calic

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

A Realidade da Saúde na Alemanha sob o Nazismo – Reportagem de Época

A saúde na Alemanha sob o nazismo MARTIN GUMPERT (Extraído do “HEIL HUNGER”) Dr. Martin …

2 comentários

  1. Toda Segunda Guerra tambem me causa fascinio.Já li varios livros sobre o tema como;Por dentro do Terceiro Reich de Albert Speer o arquiteto do Reich,Medico em Auschiwts e outros.Na minha opinião os foram um bando de loucos,covardes e não carrasco pois todos covardes morrem como eles:suicidando…

  2. azarias da silva pinto

    Dizer “que ai dos vencidos” é proverbial porque os vencedores jamais julgam os seus haja visto milhões massacrados pelos russos, milhares de mulheres alemães estrupadas, mortas por ocasião da tomada de Berlim, as bombas nuclear jogadas sem necessidade no Japão no fim da guerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *