02.jpg

Paddy Mayne será interpretado por Jack O’Connell em nova série sobre a Segunda Guerra

As filmagens de uma nova minissérie de TV já começaram e estão definidas para finalmente mostrar as façanhas de um dos membros mais notáveis ​​do SAS, Robert Blair “Paddy” Mayne.

A série, chamada SAS: Rogue Heroes, foi criada por Steven Knight, que também criou Peaky Blinders, e será dirigida por Tom Shankland, que recentemente dirigiu The Serpent.

Paddy Mayne
Paddy Mayne no Egito, 1942. 

A série se concentrará na fundação do notório e secreto SAS e é baseada no livro de mesmo nome do historiador Ben McIntrye. McIntrye teve acesso aos arquivos do SAS em 2016 enquanto escrevia seu livro.

Um dos personagens principais da série é o endurecido Mayne, que será interpretado por Jack O’Connell, conhecido por seu papel em Skins. Mayne lutou durante a Segunda Guerra Mundial, ajudando a transformar o SAS nas forças especiais líderes mundiais que é conhecido como hoje, e ele terminou a guerra como um dos soldados mais condecorados do Exército Britânico.

Uma pedreira de Gloucestershire foi usada para algumas das filmagens, onde O’Connell, vestindo um traje de vôo verde, capacete e botas, foi visto fazendo um pouso forçado com um paraquedas.

Acredita-se que esta seja a recriação da série da primeira ação do regimento recém-formado em novembro de 1941, que envolveu um lançamento de paraquedas. Devido ao clima inesperado e resistência, a missão foi um fracasso total, terminando com a morte de 22 homens.

Paddy Mayne
Paddy Mayne (o segundo da direita) está em posição de sentido. 

Sua segunda missão foi o oposto total, no entanto. Usando jipes para aumentar a velocidade, o regimento usou ataques hit-and-run em três aeródromos e destruiu 60 aeronaves, perdendo dois homens. Isso estabeleceu o SAS como uma força séria a ser considerada.

Ator Connor Swindells

Ao lado de ‘Paddy’ Mayne nessas missões estava David Stirling, o fundador do SAS. Connor Swindells vai interpretar Stirling na série. Ele foi outro oficial maior que a vida, que criou o conceito do SAS como um grupo secreto de pequeno porte operando atrás das linhas inimigas.

Mayne foi um dos primeiros recrutas de Stirling no novo regimento e eles lutaram juntos em suas missões ousadas.

Em 1943, essas missões ousadas levariam à captura de Stirling pelas tropas alemãs. Ele escapou logo em seguida, mas foi novamente capturado, desta vez por italianos. Os alemães o enviaram ao Castelo Colditz depois que ele tentou escapar mais quatro vezes.

Ele permaneceria lá até o fim da guerra. Antes de sua captura, Stirling e seus homens conseguiram destruir uma grande quantidade de equipamento inimigo, incluindo 250 aeronaves.

Com a saída de Stirling, Mayne se tornou o novo líder do SAS. Sob seu comando, o SAS aperfeiçoou suas táticas e continuou as operações bem-sucedidas em toda a Europa até o final da guerra.

Por suas ações na guerra, Mayne foi premiado com a Ordem de Serviço Distinto (DSO) quatro vezes notáveis. Como Mayne fez com seus inimigos, um filme completo sobre suas experiências iludiu os espectadores. SAS: Rogue Heroes será provavelmente a melhor chance de ver um retrato de Mayne em sua glória.

Espera-se que a série de TV faça exatamente isso, mostrando-o como um soldado que nunca desistiu de uma luta e liderou seus homens com a maior bravura. O autor do livro que a série se baseia, disse que Mayne tinha “um padrão incomparável de coragem e liderança no SAS”.

Jack O'Connell interpretará Paddy Mayne
Jack O’Connell, que interpretará Paddy Mayne, comparece à estreia de Unbroken no Reino Unido , 2014. 

Ao longo da guerra, Mayne ganhou uma lista incrível de elogios. Em uma operação, ele destruiu 47 aeronaves no solo, o que pode ser mais do que o ás de maior pontuação da RAF. Apesar de sua coragem e ousadia, Mayne foi controversamente recusada a Victoria Cross.

Em abril de 1945, ele liderou seus homens em seus jipes em Oldenburg, Alemanha, para ajudar a 4ª Divisão Blindada Canadense, que havia sido emboscada e imobilizada pelas forças alemãs.

Usando seu jipe, Mayne dirigiu para cima e para baixo em uma extensão de estrada enquanto seu artilheiro disparou uma metralhadora calibre .50 contra as posições alemãs, matando alguns e expulsando o resto.

Por sua bravura em Oldenburg salvando os homens imobilizados, vários oficiais recomendaram que ele recebesse a Cruz Vitória.

Até o marechal de campo Montgomery aprovou essa recomendação, mas não era para ser. Posteriormente, foi rebaixado para um quarto DSO.

Após a guerra, Mayne lutou para retornar à vida civil e frequentou bares locais em Belfast e Newtownards (sua cidade natal), desafiando homens para lutas após uma noite de bebedeira.

Em 13 de dezembro de 1955, após uma noite de bebedeira, ele voltou para casa e bateu fatalmente em um veículo de fazenda. Centenas compareceram ao seu funeral.

Em 2005, um pedido para conceder a Mayne o VC postumamente foi apresentado à Câmara dos Comuns, que foi apoiado por 100 parlamentares. Esperemos que esta minissérie faça justiça a um dos membros mais importantes do SAS.

 

Fonte: https://www.warhistoryonline.com/

Ricardo Lavecchia

Desenhista, Ilustrador e pesquisador sobre a Segunda Guerra Mundial

Veja também

Asperger fez parte de programa nazista que eliminava crianças indignas de viver

Hans Asperger auxiliou e apoiou o programa nazista, diz estudo  A pesquisa sobre o Dr. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *