Hiroshima e Nagasaki, Homem é Reconhecido como Sobrevivente aos dois Ataques Atômicos

Tsutomu Yamaguchi

Um homem japonês de 93 anos foi reconhecido oficialmente como a única pessoa que sobreviveu às duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com funcionários japoneses, Tsutomu Yamaguchi sofreu os ataques em Hiroshima e Nagasaki e teve o status de sobrevivente reconhecidos pelo governo japonês em ambos os ataques. Yamaguchi já havia sido certificado como um “hibakusha”, ou sobrevivente da radiação, da bomba “Fat Man” lançada em 9 de agosto de 1945, em Nagasaki. Agora, foi confirmado que também passou pelo ataque em Hiroshima, 3 dias antes.

Tsutomu estava em Hiroshima em negócios no dia 6 de agosto de 1945, quando um bombardeiro B-29 estadunidense lançou a bomba atômica denominada Little Boy, na cidade. Yamaguchi teve sérias queimaduras na parte superior do corpo e passou a noite na cidade.

Quando retornou para sua cidade de origem, Nagasaki sofreu com o segundo ataque. Embora possa haver outros casos semelhantes, mas até agora, o idoso é o único reconhecido oficialmente como sobrevivente ás duas Bombas Atômicas.

Ter a comprovação de sobrevivência ao bombardeio garante compensações do governo à pessoa, como pagamentos mensais, check-ups gratuitos e custos funerários. Porém o valor recebido por Yamaguchi não terá aumento pelo fato de ele ter sobrevivido aos dois ataques, explicou o funcionário.

O Japão é o único país que sofreu ataques atômicos. Cerca de 140 mil pessoas morreram em Hiroshima e 70 mil em Nagasaki.

Yamaguchi é um dos 260 mil sobreviventes dos ataques, e que desenvolveram várias doenças por causa da exposição à radiação, incluindo cânceres e doenças no fígado. Não há informações sobre a saúde de Yamaguchi.

Milhares de sobreviventes lutam pelo reconhecimento oficial, após o governo declarar que não deve nada a eles. Tóquio abrandou no ano passado as exigências para conceder o status de sobrevivente, após críticas às regras que não abrangiam várias doenças que os médicos vinculavam à radiação.

VIDEO DA EXPLOSÃO EM HIROSHIMA

FOTOS DE HIROSHIMA APÓS O ATAQUE ATÔMICO

 

 

VIDEO DA EXPLOSÃO EM NAGASAKI


FOTOS DE NAGASAKI APÓS OS ATAQUE ATÔMICO

 

 

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

atlas_Pernkopf_alta

Pernkopf – Obra Nazista ainda é Referência na Cirurgia Nervosa

O livro nazista – Atlas de Pernkopf – que ainda hoje é usado por cirurgiões …

3 comentários

  1. Nykolly, são chocantes sim, mas são reais!
    Serve para refletir que não há mocinho nem vilão na guerra, pois quem causou isso tudo foi o dito mocinho “Estados Unidos”.

  2. o que elestariam pensado se tivessem presenciado esse massacre?

    ouvindo os gritos,vendo o sofrimento das pessoas ver uma naçao construida com tanto suor e trabalho ser desintegrada em segundos,coloqem os USA no lugar deles
    a mais poderosa naçao do mundo sendo destruida em segundos

    e uma coisa realmente decepcionante,e realmente uma caso a se pensar

    o nascimento deses cientistas nao foi propriamente dadiva

    mas tambem maldiçao!

    a descoberta das propriedades radioativas foi util sim na medicina e tudo mais

    mas isso…

  3. Nossa quanta falta de amor pelo próximo ! Vai chegar o dia que Deus vai dizer: AGORA BASTA !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *