Alphard Owsley, o marinheiro de terceira classe da Marinha dos EUA, teve seus restos mortais identificados 79 anos depois de sua morte durante o ataque japonês a Pearl Harbor.
A identificação significa que ele pode voltar para sua cidade natal, Paris, Kentucky, onde será reenterrado.
Ataque a Pearl Harbor
Os japoneses lançaram um ataque surpresa à estação naval de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. Junto com a perda de aviões, navios de guerra e outras embarcações navais, mais de 2.300 militares foram mortos e outros 1.000 feridos.
Alphard Owsley estava a bordo do USS Oklahoma , um navio de guerra de classe Nevada , durante o ataque. O navio estava atracado na Ilha Ford quando sofreu vários golpes de torpedo e virou rapidamente. 429 de seus tripulantes morreram , muitos dos quais ficaram presos dentro do navio que afundava.
De dezembro de 1941 a junho de 1944, o pessoal naval trabalhou para recuperar os restos mortais dos tripulantes mortos. Posteriormente, foram enterrados nos cemitérios Halawa e Nu’uanu, no Havaí.
O trabalho inicial é feito para identificar os restos mortais
A partir de setembro de 1947, membros do American Graves Registration Service (AGRS) foram encarregados de recuperar e identificar aqueles que morreram durante a guerra no Pacific Theatre. Eles desenterraram os restos mortais dos militares dos dois cemitérios e os transferiram para o Laboratório de Identificação Central no Quartel Schofield em Oahu.
Na época, a equipe só conseguiu identificar 35 dos homens do USS Oklahoma . Os que não foram identificados foram enterrados em 46 lotes no Cemitério Nacional do Pacífico – também conhecido como Punchbowl – em Honolulu.
Em outubro de 1949, um conselho militar classificou aqueles que não puderam ser identificados, incluindo Owsley, como irrecuperáveis.
Alphard Owsley é identificado
Entre junho e novembro de 2015, a Agência de Contabilidade da Defesa POW / MIA – ou DPAA – foi encarregada de analisar os restos mortais. Eles exumaram os desconhecidos do USS Oklahoma do cemitério, e o processo de identificação foi reiniciado.
Para identificar Owsley entre os falecidos, os cientistas do DPAA usaram análises antropológicas e odontológicas. Cientistas do Armed Forces Medical Examiner System também usaram análises de DNA mitocondrial (mtDNA) e DNA autossômico (auSTR).
Owsley foi oficialmente contabilizado em 14 de setembro de 2020, com a notícia da identificação anunciada este mês. Seus restos mortais estão programados para serem enterrados em Paris, Kentucky, em 5 de agosto de 2021. O governador de Kentucky, Andy Beshear, ordenou que as bandeiras fossem baixadas para meio mastro em sua homenagem no dia.
Além disso, uma roseta será colocada ao lado do nome de Owsley nas Paredes dos Desaparecidos no Cemitério Nacional do Pacífico para indicar que ele foi contabilizado.