Uma equipe de mergulhadores localizou neste domingo, dia 20 de Dezembro de 2009,  os destroços do navio-hospital AHS Centaur, abatido por torpedos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial,  próximo a costa leste da Austrália.

O AHS Centaur foi encontrado a mais de dois quilômetros de profundidade nas águas próximas a Brisbane, capital do Estado de Queensland. Em duas semanas será enviado ao local um submarino para filmar os destroços.

O AHS Centaur, de fabricação escocesa, ganhou os mares em 1924 como navio de passageiros e de carga. Operou numa rota comercial entre Cingapura e Austrália, transportando pessoas, carga e gado.

Em 1943 foi convertido a navio-hospital. Na Madrugada do dia 14 de maio de 1943, em sua segunda viagem como hospital-militar, foi torpedeado e afundado por um submarino japonês.

A maioria dos 332 tripulantes a bordo morreram no ataque, os 64 sobreviventes tiveram de esperar 36 horas antes de serem resgatados.

O ataque gerou grande indignação pública internacional, uma vez que abater instalações hospitalares era considerado crime de guerra.

Os governos brasileiros e britânicos protestaram contra o Japão, e houve esforços para descobrir os responsáveis e julga-los num tribunal de crimes de guerra. Apesar disso, somente na década de 1970 que a identidade do submarino de ataque, I-177, tornou-se pública.

O motivo do ataque é desconhecido, e os acontecimentos que envolveram o naufrágio do AHS Centaur são controversos.

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *