hoje

Quem, quando menino, não teve um álbum de figurinhas adesivas?  Os mais populares eram os álbuns com ídolos do futebol. Mas houve cromos de desenhos animados, personagens de seriados. Eu mesmo me recordo do meu álbum com figuras do Jaspion e Changeman, seriados japoneses.  Já na Alemanha do período pré-guerra, as crianças colecionavam álbuns de um “herói” bem real: Adolf Hitler.

Uma dessas peças, contendo imagens do ditador em 1936, irá a leilão na Inglaterra no dia 29/01/2009. O álbum contém 138 fotografias, sendo parte integrante de uma série de peças criadas na década de 30 como propaganda nazista.

hitlerraras123O objetivo era divulgar um lado mais humano do ditador: se divertindo com um colega, observando um mapa de estradas, lendo um jornal. Seria a imagem que a propaganda alemã venderia ao povo, preparando-o para a Segunda Guerra Mundial.

O álbum leiloado possui uma capa com as palavras “Adolf Hitler”, em fonte gótica, e foi um dos diversos produzidos durante a década de 30. Na parte interior, há uma introdução escrita por Joseph Goebbels, bem como legendas para as fotos, que o colecionador colaria nas páginas.

O álbum inclui ainda, imagens de  Hitler sorrindo com a filha de Goebbels, Helga, e outras crianças vestindo roupas tradicionais alemãs. A coleção foi levada para casa por um soldado britânico, durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *