hoje

Imagens de São Petersburgo fundidas com Leningrado

hoje

Durante a Operação Barbarossa – nome dado a missão de ataque alemão à União Soviética na Segunda Guerra Mundial – São Petersburgo (na época Leningrado) foi alvo de cerco por parte das tropas alemãs. Durante 900 longos dias – entre novembro de 1941 e janeiro de 1944 – os moradores de Leningrado sofreram com o cerco alemão, que vitimou 1 milhão de civis e militares. A grande maioria das mortes foi causada pelo frio, fome e doenças como tifo, escarlatina e icterícia.

Segundo as declarações dos sobreviventes ao cerco, alguns cidadãos teriam praticado o canibalismo com parentes mortos para evitar morrer de fome, enquanto os cemitérios ficaram sob a vigia de guardas armados impedindo que cidadãos famintos violassem os túmulos recém-enterrados em busca de algo para comer.

Passado mais de 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial, temos algumas foto-montagem que fundem imagens de São Petersburgo (nome ao qual passou ser chamada Leningrado, em 1991) atual com imagens da época do cerco. O Resultado é interessantíssimo.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

atlas_Pernkopf_alta

Pernkopf – Obra Nazista ainda é Referência na Cirurgia Nervosa

O livro nazista – Atlas de Pernkopf – que ainda hoje é usado por cirurgiões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *