banner-feb.jpg

FEB – Mensagem Oficial de Natal de 1944 aos Soldados Brasileiros na Itália

feb_top

MENSAGEM À FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA NO NATAL DE 1944

 

Em 1944, o Brasil estava em Guerra com a Alemanha e as nações que compunham o EIXO, na Segunda Guerra Mundial. Abaixo temos a mensagem oficial as tropas da FEB que combatiam na Itália. 

Em 24 de Dezembro de 1944.

CAMARADAS DA 1ª D.I.E.

A data de hoje, de significação excepcional para a Cristandade, vem nos encontrar muito longe da Pátria e da Família, Impossibilitando de participar da alegria tradicional dos nossos lares. Certamente isto nos toca profundamente, e ainda mais porque estamos no cumprimento de uma missão de guerra, para castigar povos que esqueceram as mais elementares virtudes cristãs, colocando-se contra os interesses sagrados das coletividades humanas. Nossa pátria, apregoeira dos princípios de justiça, liberdade e de respeito pelos direitos alheios, foi também ferida e menosprezada por esses inimigos do mundo cristão. Afundaram nossos navios, assassinaram nossos irmãos e ameaçaram a própria integridade do nosso País e dos nossos lares.

Tivemos de abandonar a nossa tradicional quietude para vir ajudar os nossos aliados e subjugar o inimigo comum, em nome dos nossos sentimentos de honra.

Não podemos, assim, no dia de hoje, ouvir os Sinos das nossas igrejas nem partilhar da alegria festiva dos nossos lares. Teremos, entretanto, os nossos pensamentos voltados para a Pátria distante e para os que nos são caros, na certeza de que todas as suas orações são para nós e pela felicidade da nossa missão.

Estamos certos de que, dentro em muito pouco tempo estaremos ao cabo desta grande tarefa que o Brasil nos confiou; e regressaremos felizes, com o orgulho do dever cumprido embora enevoado pela perda de tantos companheiros queridos, que deram gloriosamente a vida pela grande Pátria.

Vosso General Comandante, na data de hoje, que a todos nós enche de tão gratas recordações, envia-vos os seus votos de felicidades, extensivos as vossas famílias, ás quais deseja que coloquem sempre a cada vez mais alto os sentimentos de resignação e estoicismo que tão bem caracterizaram os nossos ancestrais, até o dia luminoso da Vitória, que está muito próximo.

JOÃO BATISTA MASCARENHAS DE MORAIS
GENERAL DE DIVISÃO – CMT. DA 1ª D.I.E.

Imagem do Boletim de Natal- clique para vê-la maior

boletimnatal

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Defesa Passiva Antiaérea Durante a Segunda Guerra Mundial

Defesa Passiva Antiaérea Durante a Segunda Guerra Mundial

Relatos e histórias de uma veterana Existem relatos históricos contundentes, heroicos e emocionantes, que não …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *