polonia

Polônia

poloniaA Polônia foi um dos países mais arrasados pela Segunda Guerra. Sua entrada no conflito foi uma tragédia traumática. O exercito alemão desencadeou o inicio dos conflitos com uma invasão minuciosamente planejada. O exercito Polonês teve de escolher entre a rendição ou o extermínio de suas forças.

Além da Alemanha, a União Soviética também invadiu a Polônia em 30 de Outubro. Anexo ao Pacto de Não-Agressão firmado entre os dois países estava o plano de divisão do Território polonês. Conseqüentemente tal nação seria riscada do mapa.

Estima-se que 6 milhões de Poloneses padeceram durante os anos de conflito.  Os Judeus foram apenas uma parcela dos poloneses perseguidos e mortos. Qualquer resistência civil era fortemente reprimida.

A esperança de libertação iniciou-se com os combates entre as tropas de Hitler e o Exército Vermelho. Esperança ilusória, uma vez que mais tarde soube-se que Stalin havia dado ordem para a execução de quatro mil oficiais poloneses, prisioneiros das Tropas Soviéticas.

Com a aproximação dos Soviéticos à Varsóvia, em 1944, a resistência iniciou uma luta contra os alemães, contando que seriam ajudados pelas tropas de Stalin. O Exército Vermelho, barrado por ordens de Moscou, assistiram por 63 dias, os combates onde 200 mil poloneses perderam a vida.
Em 1945, a Polônia era um país devastado. A fronteira ocidental havia sido movida para 500 km a oeste, conforme o acordo feito em novembro de 1943 por Stalin, Churchill e Roosevelt, em Teerã.
Com o término da Guerra, o terror Nazista foi substituído pelo terror de Stalin, com a implantação do comunismo Soviético.

Há um consenso entre muitos poloneses ao afirmarem que a Polônia só esteve livre da Segunda Guerra nos anos 80, quando cessou a Guerra Fria.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

1 comentário

  1. Discordo, Almir;
    Já foi mais que provado que foi o Exército Vermelho, o responsável pelo Massacre em Katyn. Nessa, os Alemães foram inocentes.
    A União Soviética invadiu a Polônia no mesmo dia em que os Alemães. A proposta era a mesma: colonizar e extrair recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *