A 1ª Divisão Aerotransportada foi uma divisão de infantaria paraquedista do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. A divisão foi formada no final de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, após o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, exigir uma força de paraquedistas, sendo inicialmente comandada pelo Major-General Frederick AM Browning.
A divisão foi uma das duas divisões aerotransportadas criadas pelo exército britânico durante a guerra, que teve também, a 6ª Divisão Aerotransportada, criada em maio de 1943, usando antigas unidades da 1ª Airborne.
Missões da 1ª Divisão Airborne
A 1ª Divisão teve como suas campanhas iniciais, a Operação Biting (França – Fev/1942), e Operação Freshman (Noruega – Nov/1942). Após essas campanhas, parte da divisão foi enviada ao Norte de África, no final de 1942, onde lutou na Campanha da Tunísia, e quando os Aliados invadiram a Sicília em julho de 1943, a divisão participou com duas brigadas de paraquedistas.
A 1ª Airborne, em seguida, participou de um desembarque anfíbio, Operação Slapstick, que compôs as operações de invasão aliada da Itália em setembro de 1943.
Em dezembro, a maior parte da 1ª Airborne retornou à Inglaterra, e começou a se preparar para a invasão da Normandia. A Divisão não foi envolvida diretamente no desembarque na Normandia em junho de 1944, e foi mantida como tropa reserva.
Em setembro de 1944 a 1ª Airborne participou da Operação Market Garden, onde sofreu muitas baixas. Os remanescentes da 1ª Divisão Aerotransportada retornaram à Inglaterra logo em seguida. A divisão jamais recuperou seu efetivo após as perdas em Arnhem e a 4ª Brigada Paquedista foi dissolvida.
Após o fim da guerra na Europa, um pequeno efetivo participou da Operação Doomsday na Noruega, em maio de 1945. Sendo incumbida de desarmar e a repatriar o exército de ocupação alemão.
A 1ª Divisão Aerotransportada, em seguida, retornou à Inglaterra e foi dissolvida em novembro de 1945.
A Airborne na Operação Market Garden
Operação Market Garden foi um ataque aéreo conduzidas por três divisões paraquedistas na Holanda, em setembro de 1944, incluindo a 1ª Divisão britânica e as Divisões americanas, 82ª e 101ª. O Objetivo era tomar as principais cabeças de pontes e cidades aos arredores, antecipando assim o ataque Aliado.
No entanto, a missão foi mais complicada que previam e a 1ª Divisão sofreu um número de baixas consideráveis, cerca de 8000 homens. Essa derrota impôs, praticamente, o fim da 1ª Airborne.
Uniforme de Sargento da 1ª Divisão Airborne, 1944
01 – Capacete MkII com rede de camuflagem
02 – Uniforme de Batalha
03 – Jaqueta M41 “Denison Smock”
04 – Rede de camuflagem facial
05 – Corda de Alternância (multiuso)
06 – Coturnos
07 – Perneiras M37
08 – Suspensórios M37
09 – Submetralhadora Sten MkV com baioneta
10 – Granada M36