Armas da Segunda Guerra – Avião de Caça Russo – YAK 3

A aviação russa, que teve destacada atuação na campanha bélica, contou entre seus me­lhores modelos com um que se evidenciou especialmente: o YAK-3.

Este avião desta­cou-se, em primeiro lugar, pelo seu bom acabamento. Especificamente, o YAK-3 era destinado a combates a baixa altura e, tam­bém, em estreita cooperação com o Exército. Resultava apto, portanto, para os ataques em voo rasante a objetivos terrestres. Sua altura ideal de rendimento em combate oscilava entre os 2 400 e 3 300 metros. Foi utilizado frequentemente como aparelho de escolta, e, muitas vezes, enquanto alguns dos YAK pro­tegiam os bombardeiros, outros se adianta­vam e metralhavam os objetivos que seriam, logo depois, atingidos pelos bombardeiros. O YAK-3 foi um bom avião dentro de sua categoria. Esteve, sem dúvida, à altura dos melhores do seu tempo.

As personalidades soviéticas que se destaca­ram no aperfeiçoamento técnico dos aviões, foram, durante o segundo período do conflito bélico, Sergei llyushin, Artem Mikoyan e Alexander Yakovlev. Pode-se dizer que esses três “domadores do ar” faziam do progresso técnico a sua religião.

Em 1942, a equipe de projetistas dirigida por Alexander Sergeivich Yakovlev, iniciou o aperfeiçoamento do caça YAK-1. Resultante desse trabalho, na primavera de 1943, deu-se a conhecer o primeiro modelo do YAK-3, cuja produção se iniciou meses mais tarde. O aparelho teve enorme aceitação entre os pi­lotos por suas excelentes qualidades de voo. Alguns consideraram o YAK-3, em muitos aspectos, superior ao Spitfire. A primeira atuação em combate do YAK-3 ocorreu no transcurso da grande ofensiva alemã, na re­gião de Ktirsk, na qual a Wehrmacht saiu derrotada. O YAK-3 contribuiu para assegu­rar a supremacia aérea soviética no campo da luta.

Este caça russo, foi, além disso, escolhido pêlos pilotos franceses da esquadrilha Nor-mandie-Niemen, que combateu na frente rus­sa, para integrar suas unidades. Com a cola­boração desses velozes aparelhos, os fran­ceses obtiveram muitas vitórias sobre a Luftwaffe.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Monoplano

Trem de aterragem biciclo, retráctil

Motor Klimov, de l 220 H P, refrige­rado por líquido

Velocidade máxima: 600 km/h

Autonomia de voo de 3:00 hrs

En­vergadura: 9,06 m

Comprimento:8,35 m.

armamento:

Um canhão de 20 mm, com 120 tiros

Duas metralhadoras de 12,7 mm

 

Sobre Ricardo Lavecchia

Desenhista, Ilustrador e pesquisador sobre a Segunda Guerra Mundial

Veja também

Uniforme Aviador Polones – 1940 a 1945

Uniforme Aviador Polonês – Os aviadores de seis países europeus ocupados pelas forças nazistas encontraram …

1 comentário

  1. teve um yak mais avançado que os germanicos evitavam que era o yak 9,entrando no saite da luffewaf há alguns comentarios,tambem podera ver os maiores ases da segunda guerra mundial que na sua maioria são germanicos e em segundo são os sovieticos e dpois filandeses e japoneses,apesar da propaganda esmagadora da raf e usaf pelos seus feitos houve poucos ases e numero de abates dos anglo americanos inferiot que os japoneses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *