A busca alemã por um fuzil semi-automático para a infantaria resultou em dois modelos: o G41 (M) – fabricada pela Mauser e o G41 (W) – fabricada pela Walther.
O modelo desenvolvido pela Mauser, introduzido em 1941, fracassou e apenas 6.673 foram produzidas e deste número, 1673 foram devolvidos como inutilizável. Já o modelo feito pela Walther se saiu melhor em combate, mas não era confiável. Por isso, em 1943, a Walther, introduziu um novo modelo com sistema de operação a gás, mantendo os mesmos aspectos do G41 (W). Foi bem aceito e entrou em serviço sob a denominação de Gewehr 43 – renomeado para Karabiner 43 em 1944 -, com uma produção de pouco mais de 400.000 unidades.
Houveram variações pequenas introduzidas no G/K43 ao longo do seu ciclo de produção. O importante é que não foram introduzidas alterações ao modelo do fuzil especificamente para coincidir com a mudança de nomenclatura Gewehr para Karabiner. Não há, portanto, diferença de peso ou comprimento entre o G43 e os K43.
VEJA MAIS IMAGENS DA GEWEHR 41(W) EM COMBATE
VEJA MAIS IMAGENS DA GEWEHR 43 EM COMBATE
Prezado André Luíz,
muito bom seus artigos. Tenho feito deles um ponto de partida para conhecer melhor os armamentos alemãs da WWII. Herdei um G/K43 ac 44 com algumas peças faltantes que estou procurando recompor; Você tem alguma dica sobre onde e com quem posso adquirir: 01 mount para luneta, 01 carregador e 01 vareta de limpeza?? Abraços, Oswaldo Rego;
prezado Osvaldo…não sou o André mais acho que posso lhe responder. sua arma como é muito antiga sera difícil de achar, mas, se puder, procure na Alemanha onde estão 80% das peças, mas se procurar bem terão bastante nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde muitos soldados alemães fugiram da guerra e vieram para cá. Pode procurar também em uma loja de armas, mas atenção! nunca improvise seus itens, pois isso é um ato inseguro e sua arma no mínimo falhara de vez, e quando conseguir as peças não se esqueça de manter a sua g/w limpa, pois ela é uma relíquia.. abraços!
obrigado andré, lhe pedi isso pois gostaria muito de quando eu servir de ser um medico