A busca alemã por um fuzil semi-automático para a infantaria resultou em dois modelos: o G41 (M) – fabricada pela Mauser e o G41 (W) – fabricada pela Walther.
O modelo desenvolvido pela Mauser, introduzido em 1941, fracassou e apenas 6.673 foram produzidas e deste número, 1673 foram devolvidos como inutilizável. Já o modelo feito pela Walther se saiu melhor em combate, mas não era confiável. Por isso, em 1943, a Walther, introduziu um novo modelo com sistema de operação a gás, mantendo os mesmos aspectos do G41 (W). Foi bem aceito e entrou em serviço sob a denominação de Gewehr 43 – renomeado para Karabiner 43 em 1944 -, com uma produção de pouco mais de 400.000 unidades.
Houveram variações pequenas introduzidas no G/K43 ao longo do seu ciclo de produção. O importante é que não foram introduzidas alterações ao modelo do fuzil especificamente para coincidir com a mudança de nomenclatura Gewehr para Karabiner. Não há, portanto, diferença de peso ou comprimento entre o G43 e os K43.
VEJA MAIS IMAGENS DA GEWEHR 41(W) EM COMBATE
VEJA MAIS IMAGENS DA GEWEHR 43 EM COMBATE
Ecos da Segunda Guerra O Melhor conteúdo sobre a Segunda Guerra em Português



Prezado André Luíz,
muito bom seus artigos. Tenho feito deles um ponto de partida para conhecer melhor os armamentos alemãs da WWII. Herdei um G/K43 ac 44 com algumas peças faltantes que estou procurando recompor; Você tem alguma dica sobre onde e com quem posso adquirir: 01 mount para luneta, 01 carregador e 01 vareta de limpeza?? Abraços, Oswaldo Rego;
prezado Osvaldo…não sou o André mais acho que posso lhe responder. sua arma como é muito antiga sera difícil de achar, mas, se puder, procure na Alemanha onde estão 80% das peças, mas se procurar bem terão bastante nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde muitos soldados alemães fugiram da guerra e vieram para cá. Pode procurar também em uma loja de armas, mas atenção! nunca improvise seus itens, pois isso é um ato inseguro e sua arma no mínimo falhara de vez, e quando conseguir as peças não se esqueça de manter a sua g/w limpa, pois ela é uma relíquia.. abraços!
obrigado andré, lhe pedi isso pois gostaria muito de quando eu servir de ser um medico