 Todos os expedicionários levavam, numa corrente ou cordão metálico, dependurado ao pescoço, duas placas de identidade, de metal amarelo, com os dizeres em relevo.
Todos os expedicionários levavam, numa corrente ou cordão metálico, dependurado ao pescoço, duas placas de identidade, de metal amarelo, com os dizeres em relevo.
Nela constavam o nome, número de identificação, tipo sanguíneo, ano da vacinação antitetânica, e as iniciais Of para os oficiais e Pr para as praças; acima do nome a palavra “Brasil”.
A seção do Quartel General, encarregada de fornecer as placas, lutou penosamente para que ninguém fosse desfalcado dessa importante prova de identidade.
A ordem de usar as placas no pescoço era terminante. Apesar de toda severidade e fiscalização, verificou-se que muitos soldados, no teatro de operações, não tinham a placa ou a deixavam no saco, entre sua bagagem. O resultado dessa falta de compreensão de muitos soldados, que a insistência e zelo dos comandantes não conseguiram vencer, foi que tivemos dezoito mortos desconhecidos, além de inúmeros outros a custos identificados pelo Pelotão de Sepultamento.
Uma aplicação interessante da placa de identidade – justamente por isso tinha os dizeres em relevo – era de servir de matriz para a Impressão da identidade do ferido ou doente, na ficha de evacuação para os hospitais.
As formações sanitárias regimentais receberam um pequeno aparelho portátil, onde se colocava a ficha, juntamente com a placa e, mediante pressão manual, imprimiam-se os dizeres na ficha. Era uma operação rápida, simples e segura, dispensando os informes do ferido, que muitas vezes não estava em condições de prestá-los.
Outra aplicação das placas era identificar os mortos, ao serem recolhidos pelo Pelotão de Sepultamento, e depois, ao serem enterrados, uma das placas era presa à cruz do túmulo e a outra acompanhava o cadáver.
 Ecos da Segunda Guerra O Melhor conteúdo sobre a Segunda Guerra em Português
Ecos da Segunda Guerra O Melhor conteúdo sobre a Segunda Guerra em Português



 
						
 
						
 
						
 
						
 
						
 
						
