Flag_of_Greece_1822-1978.svg_.png

Grécia na Segunda Guerra Mundial

A Grécia na Segunda Guerra Mundial – Foram 200 mil o número de soldados italianos que atacaram a Grécia a partir do território de que a Itália possuía na Albânia em 28 de Outubro de 1940. Porém o exército grego demonstrou-se mais forte que os italianos e a invasão foi um fracasso, obrigando o retorno para a Albânia.

Este ataque foi desastroso não apenas para Mussolini, mas também para Hitler que não tinha nenhuma informação sobre a operação. 

Artilharia da Grécia na Segunda Guerra Mundial
Artilharia da Grécia na Segunda Guerra Mundial

Hitler planejava o ataque à União Soviética para a primavera de 1941, com o avanço dos italianos a frente sul ficou perigosamente exposta. Fato, que deixou o Führer furioso, pois o ataque a URSS teve de ser adiado.

O Exército alemão atacou a Grécia e a Iugoslávia no dia 6 de Abril de 1941. Os alemães foram detidos até 17 de abril, pela frente Metaxa, na fronteira Greco-bulgara. Com a derrota da Iugoslávia, as forças nazistas movimentaram-se por este território e cercaram as posições gregas.

Com a evacuação das forças da Commonwealth (cerca de 43 mil) para Creta e para o Egito, Os alemães começaram a procurar uma solução para eliminar essa ameaça. Por falta de apoio naval, a alternativa seria uma invasão de Creta pelo ar.

Tropas do Eixo marcham sobre a Grécia em 1941
Tropas do Eixo marcham sobre a Grécia em 1941

A Grécia esteve sob ocupação Alemã até 1944. A medida que eram necessárias as substituições de perdas  na França e na União Soviética, as tropas iam sendo evacuadas do território grego.

Durante essa ocupação, dois terços da frota da Marinha Mercante, vital para o país, foram perdidos, um terço das florestas foi arrasado e milhares de vilarejos foram apagados do mapa.

Com a ausência das tropas nazista, os gregos começaram a se converter em facções pró-ocidentais e comunistas, dando inicio a guerra civil.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *