Durante a Operação Barbarossa – nome dado a missão de ataque alemão à União Soviética na Segunda Guerra Mundial – São Petersburgo (na época Leningrado) foi alvo de cerco por parte das tropas alemãs. Durante 900 longos dias – entre novembro de 1941 e janeiro de 1944 – os moradores de Leningrado sofreram com o cerco alemão, que vitimou 1 milhão de civis e militares. A grande maioria das mortes foi causada pelo frio, fome e doenças como tifo, escarlatina e icterícia.
Segundo as declarações dos sobreviventes ao cerco, alguns cidadãos teriam praticado o canibalismo com parentes mortos para evitar morrer de fome, enquanto os cemitérios ficaram sob a vigia de guardas armados impedindo que cidadãos famintos violassem os túmulos recém-enterrados em busca de algo para comer.
Passado mais de 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial, temos algumas foto-montagem que fundem imagens de São Petersburgo (nome ao qual passou ser chamada Leningrado, em 1991) atual com imagens da época do cerco. O Resultado é interessantíssimo.