Livro Torpedo, o terror no Atlântico: Venha descobrir o que houve nos bastidores da maior tragédia brasileira na Segunda Guerra Mundial, os afundamentos de navios tupiniquins por submarinos da Alemanha Nazista.
Marcus Vinícius de Lima Arantes conta com maestria o drama dos brasileiros que padeceram mesmo antes do Brasil declarar guerra às forças do EIXO.
Conheça os detalhes de cada navio, cada submarino, das operações de resgate e do patrulhamento no Atlântico.
Livro indispensável para quem quer conhecer ainda mais sobre a Segunda Guerra Mundial!
Livro Torpedo, o terror no Atlântico – Sinopse
O livro compõe-se de seis capítulos abrangendo desde a ascensão de Hitler ao poder até os ataques aos navios brasileiros e as operações de patrulha no Atlântico Sul realizadas pela FAB e pela Marinha do Brasil.
Está estruturado da seguinte forma:
Capítulo 1 (O Conflito Mundial) – trata da ascensão de Hitler ao poder, o início do conflito na Europa, a expansão da guerra no continente europeu, os reflexos no Brasil e a “política de Boa vizinhança” implementada pelos Estados Unidos para os países da América Latina.
Capítulo 2 (A Agressão ao Brasil) – é apresentado inicialmente um cenário do Brasil da época e suas relações com os Estados Unidos e com os governos ditatoriais da Europa.
O texto prossegue com o início dos ataques aos navios mercantes brasileiros e a declaração de guerra aos países do Eixo.
Capítulo 3 (Os Navios Torpedeados) – é um completo levantamento de dados e fatos sobre todos os navios torpedeados.
É com certeza a obra mais completa no que diz respeito a esse assunto.
Para cada um dos navios é apresentada sua ficha técnica, os dados de construção, nomes e armadores anteriores e um relato detalhado do ataque, com indicação do submarino agressor, seu comandante e os local exato do ataque.
Capitulo 4 (Os Submarinos Agressores) – apresenta uma matéria inédita dentre todas as publicações sobre o assunto até agora editadas.
É um completo levantamento de todos os submarinos alemães e italianos que participaram de ações ofensivas contra os navios brasileiros.
São apresentados os tipos de submarinos, suas especificações técnicas, nome e dados biográficos de seus comandantes durante o período.
Capítulo 5 (Salvamento e Resgate) – traz outro ineditismo.
É contada a história de como foram resgatados os náufragos de alguns dos navios atacados e apresenta todos os navios mercantes e de guerra que participaram das operações de salvamento, com sua origem e breve relato de sua história
Capítulo 6 (Patrulhamento do Atlântico Sul) – é totalmente dedicado às operações de patrulhamento do Atlântico Sul pela FAB e pela Marinha do Brasil.
É detalhado o acordo entre Brasil e Estados Unidos para instalação bases aeronavais americanas ao logo da costa norte-nordeste do Brasil, sendo a principal delas e a de maior importância estratégica base do município de Parnamirim, vizinho a capital potiguar.
Apresenta ainda uma descrição da estruturação da F.A.B. e das forças navais brasileiras para cumprir as missões de proteção ao território nacional.
Como matéria também inédita, o capítulo ainda trata de todos os confrontos havidos com os submarinos agressores ordenados cronologicamente.
Finalmente, apresenta os navios da Marinha do Brasil que participaram da campanha e todos os aviões utilizados pela FAB com especificações técnicas de cada um.
Livro – Torpedo, o terror no Atlântico
Tema – O tema central é o torpedeamento dos navios mercantes brasileiros por submarinos do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial. Há também uma abordagem do patrulhamento do Atlântico Sul feito pela marinha do Brasil e pela recém-criada Força Aérea Brasileira.
Formato projetado – 16 x 23 cm
Nº de páginas – 286
Ilustrações – 79 fotografias
Capa – ilustração a cores