Atualmente é de conhecimento geral o uso de crianças e adolescentes pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, na época isso foi algo assustador para as tropas Aliadas.

Com o avanço das tropas Aliadas em direção à Alemanha, a Juventude Hitlerista integrou as defesas alemãs. Inclusive a última aparição pública de Adolf Hitler, é justamente cumprimentando alguns desses garotos soldados.

Adolf Hitler

Última aparição pública de Hitler que se tem notícia, cumprimentando membros da Juventude Hitlerista que integravam as tropas de defesa de Berlim, em 1945, afim de lhes aumentarem o moral.

Falaremos de um desses garotos, cuja série de fotos, capturadas no final da guerra, o tornaram famoso. 

Hans Georg Henke, Famosos devida as fotos de seu choro

Hans Georg Henke, aos 16 anos de idade, Soldado da Juventude Hitlerista, prisioneiro no estado de Hessen, na Alemanha.
Ele era membro de um esquadrão antiaéreo da Luftwaffe, e teria começado a chorar quando “seu mundo desmoronou” ao redor. Seu pai morreu em 1938 e sua mãe em 1944. Ele teria se afiliando à Luftwaffe para sobreviver. Porém, não foi bem assim…

Hans Georg Henke

Henke manteve a história de que foi derrotado pelos russos em Rostock, onde essas fotos teriam sido tiradas. Porém, o autor dessas fotos foi o jornalista americano John Florea, e as capturou na aldeia de Hüttenberg-Rechtenbach, ao norte de Frankfurt.

Hans Georg Henke

A Versão da História mais convincente

O jornalista afirmou que o choro de Henke, não foi devido ao seu “Mundo ter desmoronado”, mas sim resultado do choque de combate após os americanos tomarem a posição em que ele estava e invadirem a cidade. E afinal, o choro é compreensível, ele tinha apenas 16 anos, era um adolescente.

Hans sustentou a sua história de derrota pelos soviéticos até sua morte, algo também de fácil compreensão, uma vez que ele se alistou ao partido comunista e foi viver na Alemanha Oriental após a guerra, onde ser alguém que se rendeu aos americanos não era bem visto. Ser alguém que se rendeu aos americanos durante a guerra era visto como um possível espião. 

Hans Georg Henke

Ainda hoje existem construções em Hüttenberg-Rechtenbach presentes na série de fotos feitas por Florea, fato que invalida a afirmação de terem sido tiradas em Rostock. Outro detalhe que não condiz com os fatos, é que nas fotos, o jovem soldado está calçando coturnos de combate, diferentemente do que ele afirmava, trajar apenas trapos nos pés ao ser capturado.

Hans-Georg Henke faleceu, aos 69 anos, em 9 de outubro de 1997. Finsterwalde, Elbe-Elster Landkreis, Brandenburg, Alemanha.

Hans Georg Henke

Hans Georg Henke adulto

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *