O Brasão da FEB – Brasil na Segunda Guerra

Antes de o Brasil ingressar na Segunda Guerra Mundial, havia um discurso de que era mais Fácil uma Cobra Fumar que o Brasil enviar tropas para a Europa (especula-se que a que foi Adolf Hitler o autor da frase, fato que não conseguimos comprovar). Assim como há um registro no livro “A Casa das Laranjas”, onde ex-combatentes declaram que a expressão “A Cobra vai Fumar”, nasceu entre os próprios soldados brasileiros quando estavam em treinamento.

A insignia da Cobra fumando foi estampada no ombro do uniforme de todos os militares brasileiros em campanha na Itália. Houve inclusive uma ilustração feita por Walt Disney, onde aparece uma cobra verde fumando empunhando dois revolveres e atirando.

A Insígnia da FEB

Os componentes:

  • Uma cobra verde fumando um cachimbo sobre um fundo amarelo.
  • No topo, sobre a figura da cobra está escrito “BRASIL” em branco sobre um fundo azul.
  • Há um contorno vermelho ao redor do símbolo (na insígnia original não havia a inscrição “FEB”).

O significado é:

  • O fundo amarelo, a cobra verde, as letras brancas e o fundo em azul, representam as cores da bandeira;
  • A borda vermelha significa a guerra.
  • A cobra fumando foi em resposta a um repórter carioca que dizia: “é mais fácil a cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra

Variações do Brasão

Veja também:

Comentários

  1. de mais tudo isso

  2. Meu avô era militar naquela época e estava pronto para embarcar quando acabou a guerra. Tenho a insignia dele aqui em casa e a cobra é vermelha. Aliás, nunca vi nenhuma parecida na internet. Pena que não tem como postar fotos aqui.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *