dia_d_planadores_british

O Dia D – Primeira Hora: 0h – 1h

dia_d_planadores_british
Planadores Horsa na Normandia

Logo no primeiro minuto, 6 grandes planadores Horsa, da 6a Divisão Aerotransportada britânica, invadiram a costa francesa, acima de Houlgate.

Um pousa na área coberta por arame farpado que protege a ponte de Bénouville, no canal de Caen. Dois outros aterrissam ao lado da ponte de Ranville, no Orne.

paras-pathfinders-dday
Pathfinders britânicos ajustam seus relógios na noite de 5/6 de junho de 1944 em frente a um Armstrong Whitworth Albemarle antes de saltarem na Normandia

Total surpresa: em menos de 15 minutos, duas pontes são tomadas pelo 2o Oxfordshire and Buckinghamshire Light Infantry. Enquanto isso os Pathfinders – desbravadores – pousam. Seus vaga-lumes se acendem no solo. São 01h00min da manhã quando o grosso da 6a British Airbone começa a cair do céu.

Na outra extremidade da frente de assalto, em Contentin, a operação estadunidense iniciou no mesmo instante.

Os Pathfinders da 101a Airbone saltaram primeiro, às 00h15min. O céu estava nublado, a terra coberta de lama, a lua intermitente.

Às 00h50min, a leste de Monteburgo, o Tenente-Coronel Hoffmann, que comanda um regimento de posição da 709a DI, observa, num raio de luar, silhuetas arredondadas que se aproximam do chão. Suas sentinelas atiram. Uma metralhadora de mão estadunidense responde.

airbone

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *