Senta a Pua! – 1º Grupo de Aviação e Caça

Segue abaixo um pequeno explicativo sobre a criação do Senta a Pua, passando pelo treinamento até o inicio de operações na Itália.

Criado em 18 de dezembro de 1943 sob o decreto nº 6.123, assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas, o 1º Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua!)

A unidade tinha como Comandante em 27 de dezembro de 1493 o Major Nero Moura, a partir dai foi aberto o voluntariado na FAB para constituição do pessoal que iria lutar em campos de batalha na Itália.

Entre os voluntários, 32 foram foram recrutados por Nero Moura em 03 de janeiro de 1944 para a Escola Tática, em Olando, Florida, e o restante do contingente seguiu via área para Albrook Field, Panamá, onde aguardaria o Comandante com os Pilotos.

Após a chegada do comandante todos foram para a Base Aérea de Aguadulce, onde iniciaram o treinamento como unidade (terra – ar) com os caças P-40. Nessa base no dia 11 de maio de 1944 o grupo começou a fazer missões de defesa do Canal do Panamá, foram feita cerca de cem (100) saídas em missões de interceptação.

Em 22 de Junho de 1944 terminado o curso de Caça em Aguadulce, o grupo foi até Albrook em via terrestre, embarcando dia 27 de julho de 1944 as 12 horas em um navio de transporte americano que os levou ao porto de Nova York, desembarcando  no dia 04 de julho de 1944. Seguindo em barcaças pelo rio Hudson até o Camp Shank, ali permaneceram 48 horas de Quarentena, na Manhã do dia 16 o contingente partiu em um trem até Suffolk, Long Island.

Em Suffolk foram apresentados ao P-47-Thunderbolt, esse caça na época éra o que mais de moderno tinha a USAF, e marcou época no Teatro de Operações da Europa e Pacifico.

Foram feitos os mesmos treinamentos no P-47 que os realizados no P-40.

Em 18 de setembro de 1944 as 18hrs30min a unidade embarcou no navio UST Colombie com destino a Itália, chegando no porto de Livorno em 06 de outubro de 1944, partindo imediatamente para a Base Aérea de Tarquinia.

Após os primeiros dias gastos na Base com a instalação do acampamento, armando barracas de lona, foi passado o controle operacional ao 350th Fighter Group, operando com a denominação 1st Brazilian Fighter Squadron.

O Senta a Pua iniciou as operações em 31 de outubro de 1944.

Obs: Em breve iremos colocar mais textos sobre esses nossos Heróis dos Céus.

Fonte: Senta a Pua! – Rui Moreira Lima

Veja também:

Comentários

  1. gostei muito sobre o livros, pena que só li a terceira edição.. queria saber mais sobre este grupo fascinante que completou a segunda guerra, do lado da aviação… gostaria de ver todas as fotos de como estariam os personagens desta época tão sacudida do brasil. lembranças a todos que participaram.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *