As Consequências
O presidente Roosevelt suspendeu o almirante Edward Kimmel e em 21 de Dezembro nomeou o almirante Chester Nimitz para substituí-lo.
No dia que sucedeu o ataque, o presidente Roosevelt anunciou no Congresso a declaração de guerra entre os Estados Unidos da América e o Império do Japão.
Alemanha e Itália também declararam guerra aos Estados Unidos. Assim, o conflito tornava-se mundial e de proporções nunca vistos na História.
Na baía de Pearl Harbor ficaram semi-afundados os restos fumegantes de 18 navios. O ataque causou grande abalo na moral das tropas estadunidense e causou grande comoção à população que se empenhou pelo combate contra os japoneses. Porém, alguns couraçados destruídos eram peças antiquadas, incapazes de enfrentar as equivalentes japonesas. Com o ataque, a força japonesa obrigou os Estados Unidos a reorganizar a sua táctica naval a favor das Task Force de porta-aviões.
Por dois meses seguintes, o Japão reforçou as suas posições no Pacífico e pôs em prática seu programa de expansão em busca de matérias-primas. Mas, a enorme capacidade de reação estadunidense se mostrou em pouco tempo. Em Abril de 1942, 4 meses após o ataque, Tóquio foi bombardeada, em Maio a marinha dos EUA impediu o avanço japonês no mar do Coral e em Junho o rumo da guerra foi mudado em Midway.
Na base de Pearl Harbor, a prioridade foi recuperar o maior número possível de barcos e homens. Do couraçado Oklahoma retirou-se 32 sobreviventes, dias após o ataque. Outros, presos debaixo do casco, morreram de fome ou falta de oxigênio. Três marinheiros do West Virginia foram encontrados mortos num compartimento próximo de um tanque de água doce. E junto a eles, um calendário, onde tinham sido riscados os dias entre 7 e 23 de Dezembro…
Três couraçados, dois oito danificados, ficaram prontos para entrar em ação em menos de 3 meses. Outros três aguardaram mais de um ano para ficarem prontos para lutar. Grandes foram os esforços para resgatar dos restos do couraçado Oklahoma, os corpos dos 1.177 homens que ficaram presos a bordo, mas apenas 75 cadáveres foram retirados.
No Cinema
Dois filmes retratam o ataque japonês. Tora! Tora! Tora! De 1970, mostra ambos os pontos de vista – japonês e estadunidense – da operação Zeta. O título do filme faz referência a mensagem código japonesa em caso de sucesso no ataque, cujo significado é: Tigre! Tigre! Tigre!
Em 2001, foi lançado Pearl Harbor, uma superprodução estrelada por Ben Affleck. O filme é um típico enlatado estadunidense que retrata apenas um ponto de vista e a trama foca o romance de um casal de namorados. O fato histórico fica em segundo plano.