16_mvg_mvg_menina

A Menina que Roubava Livros – Quando a Morte Conta uma História, Você Deve Parar para Ler

16_mvg_mvg_meninaHá obras literárias que são únicas. Conseguindo prender atenção ao mesmo tempo em que nos faz vaguear pelos cenários descritos em suas páginas.  É desse tipo literatura que A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, faz parte.

Ambientado numa pequena cidade alemã, durante a Segunda Guerra Mundial, o romance tem como narradora uma figura muito comum nas guerras: A Morte. Sim, a morte tratada como uma entidade, com suas vontades e pensamentos autênticos. Esse narrador surreal põe um traço singular à história e a cobre de suspense.

Liesel Meminger é uma menina alemã, mais uma vítima do terror iminente que pouco a pouco modifica a realidade da sua vida juvenil. O ambiente de guerra, a inocência dia a dia se esvaindo. Morte de parentes, de amigos… As descobertas, os sonhos… Toda essa mistura de valores e degradação humana faz com que a história tenha um peso reflexivo do início ao fim. Porém enganam-se quem pensar que o romance é trágico e triste… Os elementos são trabalhados de uma forma brilhante onde há leveza, graça e até traços de bom-humor surgem no decorrer da trama.

Uma viagem por ruas da Alemanha nazista onde ao invés de vermos um povo racista e fiel ao nazismo, há um povo simples e comum que nem mesmo entendia o porquê da Guerra. Que não entendiam os “valores” que o Führer pregava. Contrastando com a propaganda anti-alemã feita pelos Aliados onde todo o povo alemão aparecia como nazistas que odiavam judeus.

A menina simples que tentava manter-se alheia aos acontecimentos trágicos, buscando nos seus “furtos bibliotecários”, uma prática que aliviava o espírito. O flerte diário da morte que nos paralisa sob a questão: Será que dessa vez Liesel será levada?

Enfim, é uma obra que vale a pena não apenas aos que se interessam pelo tema Segunda Guerra Mundial, mas à todos que apreciam uma leitura sadia e emocionante.

Aos que amam o tema, com certeza serão presenteados por vários detalhes históricos, como cenários, o povo, o pensamento popular, as divergências de pensamentos sobre o nazismo.

Dados Técnicos

Editora: Intrínseca
Autor: MARKUS ZUSAK
ISBN: 9788598078175
Ano: 2007
Número de páginas: 494
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Livro Torpedo, o terror no Atlântico – Navios Brasileiros Torpedeados pelo EIXO

Livro Torpedo, o terror no Atlântico: Venha descobrir o que houve nos bastidores da maior …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *