FEB – Dormitório do General Mascarenhas de Moraes na Itália

CAMINHÃO COMANDO/DORMITÓRIO DO GENERAL MASCARENHAS DE MORAES NA CAMPANHA DA ITÁLIA 1944/45

Quando do envio da Força Expedicionária Brasileira para o teatro de operações da Europa, mais precisamente para a Itália em 1944, após exaustivos treinamentos, quase todo o equipamento como armas, uniformes, peças de artilharia, aviões, veículos, etc. foram recebidos pelas tropas brasileiras após sua chegada àquele território.

Durante toda a guerra em ambos os lados era comum ao comandante de suas respectivas unidades, grandes ou pequenas, possuírem um veículo adaptado para seu uso pessoal, que ao mesmo tempo servia como dormitório e também como ponto de reuniões com outros comandos. Vários veículos ficaram famosos ao longo da segunda guerra mundial, como o MAMUTE de Rommel, a raposa do deserto, veículo este que nem alemão era, mas sim um veículo inglês capturado que fora adaptado para esse uso.

O General João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB não fugiu a esta regra, pois ganhou do General Mark Clark um caminhão G.M.C. AFKX 352 de 1 ½ tonelada, que originariamente era um veículo oficina, o qual foi transformado em veículo dormitório/comando, utilizado até o final da guerra e posteriormente enviado o Brasil juntamente com outros equipamentos usados durante aquele conflito. No seu interior foram colocadas camas, guarda roupa, escrivaninha, enfim o conforto necessário para um comandante, e no seu interior foi realizado importantes reuniões com autoridades aliadas e brasileiras.

 

Vista frontal do GMC AFKX 352 que pertenceu à FEB quando ainda se encontrava ao relento no Forte de Copacabana em 1989. (foto autor)

 

 

 

Gal. João Baptista Mascarenhas de Moraes no interior do seu veículo dormitório/comando GMC AFKXX 352 na frente Italiana 1944/45. Notar a escrivaninha e sobre ela o retrato de sua esposa. (foto Exército Brasileiro)

 

 

Este veículo foi desenvolvido em 1940, quando 78 AFKX 352, recebem uma carroceria produzida pela empresa Wayne, inspirada em ônibus escolares, eles foram destinados a servirem como veículos oficinas para diversos tipos de reparos. Posteriormente as firmas Wayne e Marion equipam 1912 caminhões, dessa versão furgão, entre 1941 e 1942, os quais passam a ter a seguinte denominação: M-1 oficina de aparelhos, armas ligeiras, manutenção de carros e M-2 oficina de artilharia, oficina de automóvel, depósito de peças pequenas.

A grande maioria foi enviada para a Inglaterra, e usados nas frentes da África do Norte e França, principalmente. Devido ao pouco espaço interno para cargas e outros materiais o modelo AFKX 352 foi substituído pelo modelo CCKW 353.

 

Caminhão GMC AFKX 352 na versão oficina do Exército Inglês durante a Segunda Guerra Mundial. Crédito da foto: Exército Inglês

 

 

 

Rendição do Marechal Graziani, italiano, ao Gen. Crittenberger, em Castiglione della Stiviere, Itália, 29/04/45. Notar ao fundo um GMC AFKX 352 e à esquerda detalhe da carroceria de um GMC CCKW 353 devidamente camuflado. (foto AHEx)

 

 

 

GMC CCKW 353, o substituto definitivo do AFKX 352 na versão oficina. Também foi empregado pela FEB na Segunda Guerra Mundial. Forte de Copacabana 1989. (foto autor)

 

O exemplar usado pelo do Gal. Mascarenhas ainda existe, após ficarem muitos anos em poder da Escola de Material Bélico no Rio de Janeiro, onde pertencia ao seu acervo, em perfeitas condições de uso, como viatura histórica, foi o mesmo levado o para o Museu do Exército situado no Forte de Copacabana e lá quase que a maresia o destruiu, o que aconteceu com diversas outras viaturas nos final dos anos 80, pois ficavam ao ar livre…

 

Vista dos lados direito e esquerdo do GMC AFKX 352. Notar a placa de bronze afixada ao mesmo (foto à esquerda) onde relata que este veículo pertenceu à FEB e foi usado pelo Gal. Mascarenhas de Moraes na Campanha da Itália entre 1944 e 1945. (fotos autor)
Vista da parte traseira do GMC AFKX 352 em 1989 no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Notar a porta de acesso ao mesmo, lembrando em muito um ônibus. No detalhe vista do interior do veículo a partir da porta traseira. (fotos autor)

 

Após ser recolhido e posteriormente reformado nos anos 90, foi incorporado ao acerco do recém-criado Museu Conde Linhares (Museu do Exército) que absorveu grande parte dos veículos militares, o qual se situa em São Cristóvão em frente á Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Ele está em local coberto e aberto á visitação, preservado em perfeitas condições para as gerações futuras.

O GMC AFKX 352 todo restaurado e com as marcações da FEB, exposto no Museu Militar Conde Linhares no Rio de Janeiro. (foto autor)


Modelo: GMC AFKX 352, 4×4, 1 ½ -3 Toneladas
Fabricante do caminhão: General Motors Corporation, USA
Fabricante da carroceria: Wayne, USA
Comprimento: 5,97m
Largura: 2,36m
Altura: 2,96m
Peso vazio: 4.404Kg
Peso com carga: 5.896Kg
Inclinação máxima: 65%
Raio de ação: 290km
Motor: G.M.C. tipo 248, 6 cilindros, 4.100cm3, gasolina
Velocidade máxima em rodovia: 72km/h
Bateria: 6 volts
Freios: hidráulicos
Classe: 1 ½ ton. (terreno acidentado) e 3 ton. (rodovia).
Pneus: 7,50 x 20, duplos na traseira.

 

Sobre Ricardo Lavecchia

Desenhista, Ilustrador e pesquisador sobre a Segunda Guerra Mundial

Veja também

Uniforme Aviador Polones – 1940 a 1945

Uniforme Aviador Polonês – Os aviadores de seis países europeus ocupados pelas forças nazistas encontraram …

3 comentários

  1. impressionante tive o prazer de ver de perto esse veiculo a sensação que da é ótima você ta perto de uma parte da historia que foi muito importante nas vidas de muitas pessoas pena que hoje em dia poucas pessoas se interessam em saber o que foi a segunda guerra mundial quando tive perto desse veiculo me imaginei na época é um prazer enorme e me sinto muito orgulhoso de ter visto de perto essa pequena parte da nossa historia esses dias vou levar meu filho e minha esposa pra conhecerem o museu do exercito quero que meu filho cresça sabendo que seu pais onde nasceu também teve heróis.

  2. Ola…
    Temos um artigo sobre o assunto “Mascarenhas de Moraes – Algumas palavras sobre o Comandante da FEB”, você pode pesquisar em nosso site, e também existe alguns livros sobre o mesmo, um deles é “Marechal Mascarenhas de Moraes – Memórias” são 2 volumes.

  3. Gelcione Lira ex Combatente de SL

    Sou EX; combatente de selva do 52 bis. Toda vez que leio algo sobre a segunda guerra, fico muito emocionado pois lá estavam nossos pracinhas em combate. isto nos dar muito orgulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *