Filme Amém – A Fé em tempos de Guerra – Amen

filme-amem-posterAmém
(Amen)

França / Alemanha / Romênia / EUA – 2002 – Colorido

Duração: 130 min.

Direção: Costa-Gavras

Elenco: Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe, Michel Duchaussoy, Ion Caramitru, Marcel Iures, Friedrich von Thun, Antje Schmidt, Hanns Zischler, Sebastian Koch, Erich Hallhuber, Burkhard Heyl, Angus MacInnes, Bernd Fischerauer, Pierre Franckh


Sinopse: Filme Amém –
Uma Jornada de Coragem e Consciência

“Amém”, dirigido pelo aclamado Costa-Gavras, é uma obra cinematográfica poderosa que mergulha nas profundezas morais e éticas durante um dos períodos mais sombrios da história humana: a Segunda Guerra Mundial. O filme narra a história de Kurt Gerstein (Ulrich Tukur), um oficial da SS e cientista, responsável pela criação do Zyklon B, e Riccardo Fontana (Mathieu Kassovitz), um jovem padre jesuíta. Ambos se encontram em uma missão desesperada para denunciar as atrocidades cometidas contra os judeus nos campos de concentração.

O Despertar de uma Consciência

Kurt Gerstein, inicialmente envolvido na elaboração de um método para purificação de água e erradicação de pragas, descobre horrorizado que sua invenção, o Zyklon B, está sendo usada para exterminar seres humanos em câmaras de gás. A partir desse momento, Gerstein se vê em uma encruzilhada moral e espiritual, buscando redenção ao tentar alertar o mundo sobre as barbaridades que testemunhou.

A Busca por Justiça e Verdade

Em sua jornada, Gerstein encontra Riccardo Fontana, um padre jesuíta cuja fé e senso de justiça o levam a se unir a Gerstein na tentativa de expor os horrores do Holocausto. Juntos, enfrentam a indiferença e o silêncio do Vaticano, numa luta desesperada para que a voz da Igreja Católica se levante contra o genocídio.

O Silêncio do Vaticano

A relação entre o Vaticano e o Terceiro Reich é um dos temas centrais de “Amém”. O filme aborda a controvérsia sobre o papel da Igreja Católica durante a guerra, especialmente a postura do Papa Pio XII. Apesar dos esforços de Gerstein e Fontana, o Vaticano mantém uma posição ambígua, evitando condenar explicitamente as ações do regime nazista. Esse silêncio é retratado como uma das grandes tragédias morais do conflito.

Sacrifício e Memória

A história atinge seu clímax quando Fontana decide se juntar aos judeus sendo deportados para os campos de concentração, em um ato de solidariedade e protesto. Sua decisão é um poderoso testemunho da capacidade humana de compaixão e sacrifício. Enquanto isso, Gerstein tenta desesperadamente salvar seu amigo e continuar sua missão de denúncia, mesmo diante da iminente derrota da Alemanha nazista.

Legado e Reflexão

“Amém” não é apenas um filme sobre a Segunda Guerra Mundial; é uma reflexão profunda sobre a moralidade, a fé e a responsabilidade individual diante do mal absoluto. Através das histórias de Gerstein e Fontana, o filme questiona a possibilidade de coexistência entre fé cristã e ideologia nazista, e critica a inação e o silêncio diante da injustiça.

Conclusão: Filme Amém – Uma Mensagem Eterna

Ao final, “Amém” deixa o espectador com uma mensagem poderosa sobre a importância da memória e da vigilância constante contra as forças do ódio e do autoritarismo. A história de Kurt Gerstein e Riccardo Fontana é um lembrete sombrio, mas necessário, de que a luta pela justiça e pela verdade é um imperativo moral eterno, transcendendo tempo, fé e nacionalidade.

 

Assista ao filme Amém completo

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

filme-a-aguia-pousou

Filmes da Segunda Guerra – A Águia Pousou – 1977

The Eagle Has Landed EUA – 1977 – Colorido Duração: 123 min. Direção: John Sturges …

1 comentário

  1. amém! filme do grego costa-gravas é, de fato, tocante quando reflete e mostra com clareza a omissão da Igreja Católica -e de resto – outras denominações religiosas quanto à morte dos judeus.Contudo, deixa de mostrar as pressões que a igreja recebeu-à época- das nações aliadas que desejavam ao genocídio tanto quanto não sabiam o que fazer com a alemanha já que o medo do expansionismo soviético também era grande demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *