Aimée e Jaguar

Aimée e Jaguar

Aimée & Jaguar: Alemanha – Colorido

Ano: 1999

Duração: 126 min.

Duração: Drama/Romance

Direção:
Max Färberböck

Elenco: Maria Schrader, Juliane Köhler, Johanna Wokalek, Heike Makatsch, Elisabeth Degen, Detlev Buck, Inge Keller, Kyra Mladeck

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme do alemão Max Färberböck – uma adaptação do romance homônimo de Erika Fisher – não trata de uma batalha especifica da Segunda Guerra ou do feito de algum soldado, mas do romance vivido por duas mulheres entre 1942 a 1945.

Paixão, dificuldades e um tipo de amor Proibido

Lilly Wust é uma dona de casa, esposa de um oficial alemão e mãe de quatro filhos. Leva uma vida que em nada difere de outras milhões de mulheres alemãs: afazeres domésticos, educação do filhos e um amante hora e outra. Mas sua vida tende a mudar completamente aos 29 anos, quando conhece Felice Schragenheim, de 21 anos.

Felice é uma jovem judia, ousada e decidida que vive na clandestinidade em Berlim devida a perseguição nazista. Apesar de todas as dificuldades, Felice vive quase que normalmente entre a sociedade, sempre alerta não só pelo fato de ser judia, mas também por causa da sua homossexualidade.

Lilly se torna uma fascinação à Felice, um amor proibido que a destitui de qualquer medo ou preocupação. Porém, conquistar a esposa do oficial não é tarefa muito difícil, uma vez que esta também se sente atraída pela jovem judia.

Guardar Segredo é questão de sobrevivência

Aimee e Jaguar é codinome que ambas adotam para manter em sigilo esse amor proibido.

Quando o marido de Lilly segue para o Front, Felice se muda para a sua casa, onde o romance ganha mais vida. Afinal, ali elas constroem a sua própria realidade, o seu mundo de sonhos, ignorando os horrores da guerra a sua volta. E saber que Felice é judia serve apenas para aumentar a cumplicidade entre a dupla.

O desfecho não chega a ser surpreendente, diria até mesmo previsível. Afinal por se tratar de fatos reais, a história termina por ser emocionante num modo geral.

De Segunda Guerra Mundial, o filme tem apenas as circunstâncias. Não diria somente o pano de fundo, pois a guerra interfere diretamente no desenrolar dos fatos.  Ainda assim o que vale aos entusiastas é o ambiente característico e não a história em si.

O filme rendeu o Urso de Prata de melhor atriz às protagonistas de Aimee e Jaguar, em 1999.

VEJA IMAGENS DO FILME Aimee & Jaguar

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *