Livro Pistóia Quadra 28 – Os jovens retirados de suas rotinas e enviados para lutar na Europa, sem um treinamento adequado e tampouco equipamento à altura das necessidades de combate.
O Livro Pistóia Quadra 28, narra acontecimentos referente à transformação do Recife durante a Segunda Guerra Mundial e a participação de brasileiros do nordeste na Itália.
Fala da frente de combate e dos bastidores da guerra onde se apagam fronteiras entre países, entre norte e sul, entre justo e injusto.
Na sua maioria, são apenas homens lutando para sobreviver, questionando consigo: o que estou fazendo aqui?
O livro inclui experiências pessoais de alguns personagens elevadas à lição universal; descrições precisas em linguagem acessível; registro de fatos da época baseados em pesquisa do autor, levantando dados verdadeiros.
Paulo Paiva intercala, com maestria, vozes narrativas sobre a guerra com digressões que descrevem aventuras, incluindo curtas histórias de amor, comuns naquelas circunstâncias, entre soldados e mulheres dos lugares por onde passavam.
Usando desta estratégia ameniza a aridez do tema, tornando o trabalho agradável de ser lido.
O autor escreve com objetividade deixando transparecer a capacidade de transformar fatos do dia-a-dia em agradáveis histórias, cheias de sentimento e por vezes de humor.
Com habilidade e leveza apresenta um texto harmonioso repleto de informações.
Paulo Paiva é um observador dos fatos à sua volta de onde recolhe mensagens que vistas através de sua agudeza de espírito, resultam em lições fáceis de serem absorvidas.
Sua produção literária inclui participação em coletânea de contos e crónicas, além de quatro livros: O Avestruz Voador (2007), Cabanga Club (2008), Ponte Giratória (2009) e Cais da Alfândega Blues (2010).
Veio um grande futuro para o autor pela sua facilidade em escrever, regularidade e frequência.
Título: Pistóia, Quadra 28
Autor: Paulo Afonso Paiva
Editora: Impressão independente
Ano: 2011
Páginas: 242
ISBN: 9788591295401
Adquira através do e-mail: paivap50@gmail.com
Paulo Paiva é sem dúvidas um excelente escritor e um grande amigo. Um abraço Paulo.