Types 97 capturados sendo inspecionados por tropas australianas em Rapopo.

Type 97 Chi-Ha – O tanque médio mais fabricado pelo Japão

O Type 97 Chi-Ha foi um tanque médio utilizado pelo Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial. Foi o tanque médio japonês mais produzido nesse período, relativamente com armamento principal relativamente fraco, pouca blindagem e motor de fraca potência, foi menos eficaz do que a maioria dos projetos de tanque dos Aliados.

História e desenvolvimento

Com o tipo Chi-Ro 89 tonando-se obsoleto no final de 1930, o exército japonês iniciou um programa para desenvolver um tanque de reposição para apoiar a infantaria. Experiência com base após a invasão da Manchúria determinou que os Tipo 89 era muito lento para acompanhar outros veículos na nova Brigada Mecanizada. Os comandantes de Infantaria solicitaram um projeto com uma velocidade máxima de 35km / h e com pelo menos um canhão de 47 mm. Os 97 Tipo era para ser uma escala para cima de quatro homens, com uma torre de dois homens, blindagem mais espessa e mais poder para manter o desempenho.

No entanto, na época houve um racha dentro dos escalões superiores do exército japonês. O Estado-Maior Geral, Osaka Arsenal e do Ministério da Guerra queria construir tanques de pequeno porte e barato, o mais rapidamente possível. Os comandantes de infantaria da linha de frente apoiavam o conceito de tanques mais pesados ​​com melhor blindagem e armamento.

Types 97 capturados sendo inspecionados por tropas australianas em Rapopo.

Foi decidido construir dois tanques experimentais para a avaliação, o que difere da prática tradicional de dar as mesmas especificações para vários concorrentes e tendo cada um fazer um protótipo. No entanto, as vantagens e desvantagens dos dois tipos se tornou claro, mesmo a partir dos desenhos de projeto. Portanto, a diferença de opinião que existia antes da fase de concepção, permaneceu inalterada mesmo quando os veículos experimentais foram concluídos

A fábrica de Tóquio Mitsubishi Heavy Industries completou um veículo experimental designado Chi-Ha e Osaka do Arsenal do Exército completou o Chi-Ni. Chi veio Chusen-Sha (“tanque medio”). Ha e Ni e equivale a “C” e “D ” na nomenclatura exército japonês fazendo a Chi-Ha a “tanque medio Modelo 3” e Chi-Ni o “tanque médio Modelo 4”.

O Arsenal Osaka Chi-Ni foi de 9,8 toneladas, atingiu 30 km / h,e 25 milímetros de blindagem. O mais caro Mitsubishi Chi-Ha foi de 13,5 toneladas, atingiu 35 km / h, e tinha um homem duas torres e 33mm de blindagem na parte da frente da torre de 22mm na parte frontal do casco, mas apenas 9mm nas laterais do casco.

O tanque tipo 97 de mídia foi fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries (1.224 unidades), Indústrias Hitachi (355 unidades), assim como a produção limitada em Sagami Exército Arsenal. Um total de 2.123 veículos foram construídos 1938-1943, dos quais 1.162 unidades com o padrão Tipo 97 e 930 unidades foram o tipo de versão 97-kai (Shinhoto). O restante foi várias variantes especializadas produzidas em pequenas quantidades.

O número de Tipo 97 médios produzidos foi ligeiramente menor do que a produção de tanques Type 95 Ha-Go luz, mas maior do que qualquer outro tanque médio fabricado pelo Japão.
Os números de unidades que foram produzidas a cada ano são os seguintes:

1938: 25
1939: 202
1940: 315
1941: 507
1942: 531
1943: 543

Embora a produção atingiu um pico em 1943, nenhum veículo desse modelo foram fabricados no ano seguinte. Naquela época a produção foi obrigada a mudar para o novo tipo de um tanque Chi-he médio.

Especificações

Peso: 15,8 toneladas
Comprimento: 5,50 metros
Largura: 2,34 metros
Altura: 2,38 metros
Blindagem: 33 milímetros
Armamento Primário: canhão de 57 milímetros
Armamento Secundário: duas metralhadoras 7,7 milímetros
Motor: V-12 de 21,7 l diesel Mitsubishi Tipo 97
Velocidade: 38 km/h
Tripulação: 4 homens

Sobre Ricardo Lavecchia

Desenhista, Ilustrador e pesquisador sobre a Segunda Guerra Mundial

Veja também

Uniforme Aviador Polones – 1940 a 1945

Uniforme Aviador Polonês – Os aviadores de seis países europeus ocupados pelas forças nazistas encontraram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese