Os Russos tiveram um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial. Com um exército que no início da guerra era obsoleto e despreparado, se transformou numa força terrestre potente no decorrer do conflito.
O Exército popular soviético, conhecido como Exército Vermelho em alusão à cor vermelha do Socialismo.
Temos abaixo um uniforme típico de um soldado soviético que combateu na Segunda Guerra Mundial no período de 1939 a 1941.
Uniforme Soldado do Exército Vermelho – 1939-1941
01 – Quepe “Ushanka” Modelo 1940
02 – Casaco com o ramo de serviço insígnia nas guias de colarinho Modelo 1935
03 – Botas de Feltro
04 – Cinto Principal
05 – Rifle Tokarev SVT-40 7,62 mm
06 – Baioneta
07 – Bolsas de Munição
08 – Bolsa para a Máscara de Gás
09 – Pá Dobrável (principalmente usada para cavar trincheiras)
Oi Andre Luiz, queria te parabenizar pelos artigos super interessantes, e dizer que assim como você, sou um apaixonado por acontecimentos da segunda grande guerra. O assunto que venho abordar e em respeito aos soviéticos, que segundo livros que ja li, eles foram os atores principais desse teatro de horror imposto pelos nazistas e paises do eixo. Como você vê essa situação da midia internacional em dar destaque apenas para os aliados? sem dizer que foi o pais com mais baixas civis e militares do conflito. Um grande abraço!
Marcos Paulo, Três Coraçoes MG.
Obrigado, Marcos Paulo!
Sem dúvida que os Soviéticos foram importantes no conflito, e eles fazem parte do grupo dos Aliados. Foram meio que no meio de campo… No início eram aliados dos nazistas, depois passou para o lado dos Países Aliados.
Perderam muitos civis e militares devido o regime de governo e justamente pela população ser imensa. O exercito soviético no inicio dos combates com os nazistas eram muito debilitado e o diferencial era o contingente imensurável.
Porém por outro lado, promoveram muito horror, assim como os nazistas… Pois buscaram se vingar dos alemães… e mesmo antes disso, a população e os militares poloneses também sofreram nas mãos soviéticas.
basicamente é isso… forte abraço!
na realidade os sovieticos pegaram a maquina de guerra nazista no auge de sua força, mais o poder de mobilização e iniciativa sovietica que culminou com a transferência do parque fabril para o leste em tempo record foi crucial para a resistência contra 0s nazistas a mais poderosa armada do mundo na época e que fazia uma guerra de aniquilação contra os sovieticos,com armas inovadoras como o tanque T34, mais rapidos e leves que os panzer com largatas largas que dificilmente atolavam,exigindo de Ferdinando Porsch a criação do Tiger para se fazer frente ao t 34, mais o tanque sovietico tinha a grande vantagem de ser de facil fabricação e os foguetes katiucha mortais contra a infantaria nazista e o caça yak3,com essas armas eficientes e de rapida reposição por serem de facil fabricação conseguiram ja no começo de 1942 quebrar o estigma da wermach de ser invencível.
apesar dos expurgos sofridos feitos por Stalin a URSS conseguiu se organizar bravamente contra a maior invasão do mundo onde o resultado era aniquilar os eslavos que pela ótica ariana eram uma sub-raça como os judeus,alem dos mais de 3milhões de soldados da wermach,tiveram que enfrentar exércitos da Hungria, Bulgária , Romênia, Itália e Filandia que nos primeiros meses de invasão eliminaram mais de 2milhões de soldados soviéticos e civis.
Bom dia,
Tenho que fazer um teatro na universidade sobre a política da Rússia e seus acontecimentos, e temos cenas do exercito vermelho e branco, porem não estão conseguindo encontrar fantasias, você sabe onde tenha? tanto as fantasias quanto roupa do proprio soldado russo!