Em 1939, o casal Jan e Antonina Zabíski amavam e dirigiam o Zoológico de Varsóvia, na Polônia; porém a guerra instalada no país e a presença alemã na capital fazem desandar toda a sociedade polonesa, inclusive a rotina do zôo. Mais que uma ocupação de guerra, o país foi transformado numa colônia de exploração e o que viria a seguir seriam anos de privações e medo.
A atmosfera selvagem, quase mística do zôo, dá lugar a uma selvageria real, movida não pelo instinto, mas pela racionalidade humana. O zoológico que dantes eram um paraíso repleto de vida é destroçado e perde diversos de seus animais. Alguns dos que restaram são levados para a Alemanha e o zôo é desativado. Porém o que poderia ser a desgraça maior para o casal Zabíski, se transformou num caminho aberto para salvar a vida de mais de 300 pessoas. É sob esse ambiente caótico que o livro Zoológico de Varsóvia nos presenteia com uma aula mista de história e amor ao próximo.
Essa fase da vida do casal herói é retratada por Diane Ackerman com maestria e fidelidade aos fatos. A descrição melindrosa dos ambientes nos traz a sensação de estarmos vivenciando as cenas campestres do zôo, assim como a sensação de ouvirmos a algazarra sonora dos animais.
A obra foi baseada principalmente no diário e nos livros infantis de Antonina, nos livros e recordações de Jan Zabínski; e nas entrevistas do casal aos jornais. Tudo para recriar os encantos e desencantos do período em que o Zoológico de Varsóvia foi um centro de salvação a muitos judeus perseguidos. Mesmo quando algum detalhe precisou ser deduzido, a autora nos deixou claro – mostrando as evidências em que se baseou – que por certo o acontecimento foi como ela escreveu.
A viagem por suas páginas é gratificante, não apenas por retratar os Zabíski, mas também por ser um livro repleto de fatos históricos sobre a Segunda Guerra, que enche os olhos daqueles que se interessam pelo tema. São detalhes preciosos como, por exemplo, os aspectos da resistência polonesa, a vida no gueto, a política de ocupação alemã, entre muitos outros fatos.
Mais que um romance com pano de fundo histórico, Zoológico de Varsóvia é uma compilação de fatos verídicos que ilustra a fascinante história dos Zabískis durante a Segunda Guerra Mundial.
“Os animais do Zoológico pareciam desconhecer o perigo. O fogo em pequenas proporções não os assustava – fazia anos que eles confiavam na visão de fogueiras domésticas -, mas se alarmaram com a súbita enxurrada de soldados, porque os únicos seres humanos que viam de manhã cedo eram os cerca de doze tratadores, com seus uniformes azuis, quem em geral lhes levavam comida.”
“Em Varsóvia, o Gueto já não passava de uma forma organizada de morte – uma caixinha de morte, como era chamado por uma das sentinelas alemãs postadas em seus portões (…) uma cidade que os alemães viam como um cemitério”
Dados técnicos
I.S.B.N.: 9788520921265
Altura: 23 cm.
Largura: 16 cm.
Acabamento : Brochura
Edição : 1 / 2008
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 302
Editora Nova Fronteira
Site Promocional do Livro:
www.ozoologicodevarsovia.com.br