A Batalha Mais Decisiva da Segunda Guerra Mundial

Qual Batalha foi mais decisiva na Guerra? – Na Palavra do Leitor

Qual Batalha Mudou o Curso da Segunda Guerra Mundial?
Em minha opinião acredito que foi stalingrado..

André Lucas

Dia D… Tipo foi o inicio de que os aliados teriam chance d romper as “barreiras” do eixo… Foi quando “deram o tiro e acertaram”.

Ribamar

Stalingrado. As baixas Alemãs na frente oriental foram muito grandes, principalmente nessa batalha.

Thalis

1º: Stalingrado, por causa de várias baixas do poder efetivo alemão.
2º: Dia D, foi a batalha que culminou com a desistência alemã na guerra.
3º: Pearl Harbor: Se não fosse pelo ataque japonês, os EUA não entrariam na guerra com tanta força e no momento em que o nazismo tomava conta da Europa, onde fez grande diferença para guerra no bloco dos Aliados.

Graf Gunther

A campanha na Rússia foi decisiva pra derrota alemã.
Se tivessem esperado pelo fim do inverno a historia seria outra, bem diferente.

Em termos psicológicos, Stalingrado foi importantíssima pra moral em baixa do exercito alemão. Fome e frio numa campanha que pareciam não ter fim acabaram afetando decisivamente o resultado da batalha; mesmo que a Wehrmacht fosse muito melhor equipada e organizada.
Os alemães deram muita margem de tempo pra que o Exercito Vermelho se reagrupasse mais ao leste de Stalingrado, que resistia na base da milícia a maior parte do tempo.

Wanderson

Stalingrado!

Stalingrado foi tudo!
O DIA D na verdade nem foi pra combater os Alemães, mas em sua real objetividade era mesmo pra se instalar em certas áreas para evitar futuramente um avanço soviético dos países já debilitados pelos alemães! Os americanos e ingleses enfrentaram meras 3 divisões do exercito alemão o resto todo estava contra os soviéticos q viam com sede de sangue! Com certeza apos a queda de Berlim os soviéticos avançariam ate Paris e talvez fossem ate mais longe! O Dia D foi na verdade algo simbólico pra falar que os Aliados “FIZERAM ALGUMA COISA” Mas o verdadeiro exercito q venceu os alemães foram os SOVIETICOS!

Wolfgang

Com os EUA na guerra, mais cedo ou mais tarde..

Para os historiadores, Stalingrado foi decisiva para derrotar a Alemanha e Guadalcanal para derrotar o Japão. Na verdade, depois que os EUA mobilizaram a todo vapor sua superpoderosa economia 100% para a guerra, incluindo Indústria, mineração e agricultura, a derrota do eixo era uma questão de tempo. O verdadeiro fator decisivo para a guerra foi a entrada dos EUA. Mesmo que os Japoneses tivessem vencido em Midway, em Guadalcanal e no Mar de Coral, não conseguiriam jamais conquistar a Índia e a Austrália. Era apenas uma questão de tempo para os EUA assumirem a supremacia em homens, navios e aviões e para os bombardeios aéreos começarem a devastar o Japão. Também a URSS, com a chegada de suprimentos americanos em massa, mais cedo ou mais tarde assumiria a supremacia sobre a Alemanha, uma vez que sua população e sua capacidade de colocar homens no campo de batalha eram maiores. Os soldados alemães eram melhores, mas não eram infinitos e a Rússia tinha cada vez maior abundância de suprimentos militares, enquanto os da Alemanha se esgotavam. Enfim, o que mudou a sorte das armas foi a entrada dos EUA na guerra. Da revolução industrial para cá, vale a seguinte afirmação: quem tem a maior capacidade industrial, tende a vencer a guerra, desde que seja uma guerra convencional e não uma guerra de guerrilhas.

Nas guerras de guerrilhas é diferente

Quando se trata de guerra de guerrilhas, como ocorreu no Vietnã, a coisa muda. Os comunistas tinham muito menos poder de fogo, suprimentos militares, equipamento e tecnologia dos Americanos. Mas promoveram uma guerra de guerrilhas que foi desgastando os Americanos e tirando sua motivação. No final, isto produziu uma verdadeira revolta na população Americana contra a guerra. Esta situação levou Nixon a buscar um armistício a qualquer preço. Com os Americanos fora da Indochina, foi fácil derrotar o exército mercenário e desmotivado do Vietnã do Sul. Estou falando aqui da guerra do Vietnã somente para explicar a diferença entre guerra de guerrilhas e guerra convencional. Na 2ª guerra, o Marechal Tito usou táticas de guerrilha para desgastar os Alemães na Iugoslávia.

Wolfgang

O desembarque na Normandia contribuiu muito

Em meados de 1944, apesar de já derrotados em Stalingrado e Kursk, os Alemães conseguiam manter o avanço Anglo-Americano na Itália em ritmo lento e ainda tinham posições defensivas muito fortes na Rússia.
O desembarque Anglo-Americano na Normandia desviou grandes recursos humanos e materiais Alemães para a França e enfraqueceu as defesas na Rússia, permitindo aos Russos romperem as longas defesas Alemãs, desde o Mar Negro ao Mar Báltico e invadir a Europa Oriental, derrubando como dominós os aliados Alemães (Romênia, Bulgária, Finlândia, etc…) e encostando-se ao Rio Vístula em setembro de 1944.
A partir daí, ficou difícil defender Berlin, Viena e outros territórios vitais da Alemanha! Poucos meses depois, veio o fim. Por isto, a invasão da Normandia também foi vital para abreviar o fim da guerra.

André

EL ALAMEIN (baixou a moral de todas as tropas alemãs)
Depois CRETA. Apesar de a Alemanha ter ganhado, foi na verdade uma derrota, não serviu de muito para Alemanha.

Depois STALINGRAD, MOSCOW E LENINGRAD todos sabemos o porquê.

Depois KURSK e para terminar DIA D para fechar a Alemanha dos dois lados.

Wolfgang

Enquanto isto no Pacífico…

No teatro do Pacífico, os EUA venceram miraculosamente, em imensa inferioridade naval e aérea, em Midway, em maio/42. Empataram no Mar de Coral (o Japão só não venceu certamente porque estava muito longe de casa, perto da Austrália). Mas a batalha heróica, sofrida, suada e que mudou o rumo da guerra foi Guadalcanal. Tanto os pilotos da base de Henderson Field, quanto os Marines que a defendiam quanto a esquadra dos EUA (naqueles dias mais fraca do que a do Japão) foram muito, muito heróicos e viraram o rumo da guerra contra o Império do Sol Nascente ali. Não quero também desmerecer o heroísmo dos Australianos na Batalha da trilha de Kokoda na Nova Guiné (uma das mais cruéis da história).

K3lVyM

1°: Stalingrado!

A Batalha de Stalingrado foi um ponto de mudança na Segunda Guerra Mundial, e é considerada a batalha mais sangrenta da história da humanidade, com mais mortes no total do que qualquer outro combate precedente ou seguinte. A batalha foi marcada pela sua brutalidade e pelo desrespeito por civis em ambos os lados. A batalha inclui o ataque alemão na cidade do sul da Rússia, Stalingrado (hoje Volgogrado), a batalha dentro da cidade, e a contra-ofensiva Soviética que envolveu e destruiu as forças Alemãs e do Eixo dentro e à volta da cidade. O total das baixas em ambos os lados é estimado em cerca de 2 milhões de pessoas, incluindo civis. As forças do Eixo perderam um quarto do total dos seus homens na Frente Oriental, e nunca se recuperaram da derrota. Para os soviéticos, que perdeu mais de um milhão de soldados e de civis durante a batalha, a vitória em Stalingrado marcou o ínicio da libertação da União Soviética, culminando com a vitória sobre a Alemanha Nazista em 1945.

2°: Operação Overlord/ “operação netuno” / Batalha da normandia/ D-Day!

Q foi o desembarque dos aliados a práia da normandia quebrando a defesa alemã.
Mais conhecida como D-Day, em q os aliados tiveram q atacar 5 práias diferentes,Utah,Gold,Juno,Sword e Omaha beach ou Omaha Sangrenta, “Omaha Sangrenta” pois foi uma das praias q os aliados teve mais de 4 mil baixas, tiveram q enfrentar Morteiros 20 e 30 Milimetros, Metralhadoras MG42, fixadas atrás de barreiras de areia e em bunkers, Cascos de ferro ou porcos espinhos (uns “X” na areia) para impedir a entrada de blindados na área, metralhadora MP44, Pistola Luger, Bombas TNT, arames farpados e tirando os mais de 30 kilos q os soldados tinham q carregar. O assalto as praias da normandia eram pra ter chegados 1° os blindados Sherman e anfíbios para cobrir os soldados, mas atrasaram, e os soldados tiveram q ir na fé, e como diz um dos Veteranos de guerra “era quase um milagre sobreviver quando as rampas dos barcos se abriam”.

EASY

Depende do front porque cada uma teve sua importância..

Hurtgen na Europa central..
Stalingrado no leste europeu..
Normandia no oeste europeu..
Al Alamein na África..
Okinawa, Midway, Guadalcanal, Pear Harbor no pacífico..

Existem muitas mais..mas essas foram grandes batalhas na minha opinião

Everton Luiz

Moscou – Sua queda teria um valor psicológico inimaginável, e auxiliaria a firma de vez a tática de avanço rápido com blindados. E podia levar a captura de Stalin, criando uma crise no comando político da URSS.

Pearl Harbor – Pos uma enorme maquina de guerra na ativa. Sem esse ataque, a entrada dos EUA na guerra demoraria muito mais, já que Roosevelt não tinha apoio suficiente pra levar os EUA a guerra de fato.

Flavio

Easy lembrou muito bem. A batalha da Grã-Bretanha nos céus ingleses talvez tenha sido a que definitivamente mudou o rumo da guerra. Sem domínio aéreo essencial para desembarcar na Inglaterra, Hitler teve se voltou para o único front possível, a URSS, selando seu destino. Como diria o grande Winston Churchill a respeito dos pilotos britanicos “Nunca na Historia da humanidade tantos deveram tanto a tão poucos…”

Gabriel

Na guerra do Pacifico foi a de Guadalcanal que iniciou o avanço dos americanos no pacifico

E na guerra da Europa foram às de El Alamein, D- Day e Bagstone (que foi a ultima tentativa de Hitler de parar o avanço Aliado).

Marcos

Na minha humilde opinião foi stalingrado. A guerra contra os soviéticos acontecia em outra dimensão… Nunca veremos algo como aquilo!

Se os alemães tivessem ganhado na frente oriental, eles certamente colocariam ingleses e americanos pra correr… Talvez não em pouco tempo, mas certamente o faria!

Ricardo

Não há só uma

A batalha da Inglaterra (aérea) por impedir a derrota final na Europa ocidental em 1940.
Kursk e Stalingrado no front oriental, afinal elas se completam e se Stalingrado é importante por ser o início da virada, Kursk foi a prova de que a balança da guerra na Rússia havia mudado.
Normandia (Dia D) no front ocidental.
El Alamein na África, afinal foi a 1ª derrota nazista de vulto na Guerra.
E Midway por encerrar a ofensiva nipônica e mudar a sorte da Guerra no Pacífico.

Afinal numa Guerra Mundial, não seria uma batalha que decidiria tudo.

Giovani

Bom no front ocidental primeiramente foi um erro da Alemanha ter invadido a Rússia antes de ter acabado com os ingleses, mas a batalha decisiva realmente foi a de Stalingrado, Pois ai o exército vermelho começou realmente a se organizar e fazer ataques com homens preparados para a batalha. No front oriental foi a batalha onde os americanos acabaram com os porta aviões japoneses, assim comprometendo o melhor meio de transporte de tropas para os japoneses. Batalha de Iwo Jima, eu acho que é esse nome

Extremist

O Dia D num foi o Fim para os Alemães Kursk representou isso
devido q era a única maneira. Dos alemães… Derrotarem os Russos e assim se focar ao Front Ocidental…

Dia D foi a Batalha comercial que os aliados buscaram para provar quem seria os futuros vencedores a Rússia ou os Aliados do Ocidente

Na ordem:

Stalingrado

Bulge

Okinawa

Alexandre

NA ORDEM:

FRONT DO PACIFICO:
MIDWAY VIROU BRUSCAMENTE A GUERRA A FAVOR DOS ALIADOS!
FRONT ORIENTAL:
STALINGRADO, ALI OS ALEMÃES PERDERAM A GUERRA E A CHANCE DE PENETRAR NA RUSSIA ELÉM DOS URAIS
OCIDENTAL: DIA D SEM DUVIDA NENHUMA
AFRICA: ELA ALAMEIN, DETEVE O AFANÇO ALEMÃO A 50 km DO CAIRO
AS BATALHAS AÉREA DA GRÃ BRETANHA E SOBRE A ALEMANHA FORAM DECISIVAS BEM COMO A GUERRA NAVAL NO ATLÂNTICO ALI HITLER DEVERIA TER USADO SUBMARINOS LANÇA MINAS E HIDRO AVIÕES COM BOMBAS E TORPEDOS PARA CORTAR A ROTA NAVAL MERCANTE ALIADA!

Diavolo

Batalha da Inglaterra, por conter o avanço nazista no Ocidente Europeu.

Batalha de El Alamein, por acabar definitivamente com as resistências do Eixo no Norte Africano.

Leningrado-Stalingrado-Moscou, por deter o avanço alemão na URSS e exterminar o grosso da Wehrmacht, colocando literalmente um ponto na história de onde o III Reich estagnou e começou a ser destruído.

Kursk, por acabar com o grosso das forças blindadas alemãs.

Do Pacífico eu não sei quase nada!

Яhuaи

É difícil definir qual foi decisiva, todos tiveram sua importância, mas algumas foram vitais:
– Guadalcanal
– El Alamein
– Invasão da Sicília
– O desembarque na Normandia
– O trabalho da resistência francesa
– Stalingrado…

Eduardo

Não sei se pode ser chamada de batalha…

Mas o fato é que Hitler perdeu a guerra quando decidiu não destruir o grosso dos efetivos ingleses durante a retirada de Dunquerque. Se houvesse feito isso os ingleses não teriam como se reorganizar a tempo

Dr. Seixas

“Mas o fato é que Hitler perdeu a guerra quando decidiu não destruir o grosso dos efetivos ingleses durante a retirada de Dunquerque. Se houvesse feito isso os ingleses não teriam como se reorganizar a tempo”

Concordo… Mas não digo que ele perdeu a guerra por causa disso e sim que a Inglaterra teria bem mais chances de sucumbir aos alemães.

No meu ver, as batalhas mais importantes foram: Stalingrado, Moscou, kursk,
Midway e Ela Alamein. Dando mais importância a Stalngrado.

Paulo

Foi a do pacifico… Guadanacal foi um massacre americano contra os japoneses.
Povos pacifistas mesmo… Habitavam por lá…e devastaram tudo.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

10 comentários

  1. Devemos considerar vários erros estratégicos do Eixo:Hitler deveria ter aniquilado a frente ocidental,e os alemães poderiam ter feito isso,ou quase,na famosa retirada de Dunquerque.O Japão,ao invés de atacar os EUA,deveriam focar a URSS,fazendo com que ela se defendesse em duas frentes.Hitler perdeu tempo socorrendo Mussolini,e na Yoguslávia,isso retardou a Operação Barbarossa,e a chegada do General Inverno ficou mais próxima.Na chegada à Rússia,a Wermacht era recebida como libertadora de um regime sem limites de crueldade empregado por Stálin,porém,os alemães não souberam utilizar esse fato favoralvelmente,matando vários civis,aí os russos se viram obrigados a defender sua pátria,e como disse um general alemão à época”matamos 10,aparecem 100,matamos 100,aparecem 1000…o extenso território russo,não perdoou o erro estratégico de um distanciamento tão grande de tropas,o que dificultava o reabastecimento e organização do exército alemão,mais a chegada da Rasputitza(o lamaçal russo,onde só veículos com esteira andavam),do frio,que travava armas e trincava motores de veículos alemães,mas que os russos,com lubrificantes especiais,palhas e jornais nas botas,por exemplo,tiravam vantagem,pois estavam em seu “terreiro”.Se Hitler não tivesse deslocado 4,5mi de soldados para o Leste,não teria perdido batalhas na Europa,os EUA,por sua vez,bancaram os Russos e socorreram seus irmãos ingleses,porém,não podemos nos esquecer de Telemark,se não houvesse a sabotagem no envio de água pesada à Berlim(e Einstein estava temeroso,pois sabia que os alemães poderiam fazer a bomba atômica antes dos americanos) e os chucrutes fizessem a bomba,a sorte da guerra estaria selada.Pra mim,Moscou(mesma data que Pearl Harbor)primeiras baixas pesadas da Wermacht e Estlingrado,onde a Alemanha novamente perdeu grande número de efetivos,foram fundamentais pra vitória aliada na Segunda Grande Guerra.

  2. Sem Duvida.. Stalingrado! É tanto q apartir desta batalha, resultou na contra-ofenciva do Exercito Vermelho até a tomada crucial de Berlim em 1945. parabens aos “Camaradas”. A União Soviética astiaram a Bandeira do Nacional Socialismo, na capital Alema, sem praticamente ajuda de Ingleses e Franceses ao seu lado, e o mais importante antes do Americanos.

  3. Vale lembrar dentre todos os fatos citados, e coberto de razão, pelo gilberto passini, a propria loucura de Hitler que não admitia erro ou opiniões contrarias as suas, como as de seus generais que não queriam dividir as tropas para atacar stalingrado, não queriam parar 02 dias em Dunquerque entre outras é que levaram a derrota na guerra e não somente uma batalha específica. Parabens pelo site

  4. A batalha de Stalingrado foi essencial para a derrocada alemã, só nessa batalha os alemães perderam 6 meses de produção bélica e o todo poderoso 6º exército foi totalmente aniquilado. Depois dessa batalha a wermacht teve sucessivas derrotas para os russos. Evidentemente que o dia D foi relevante para o enfraquecimento das forças alemães no front oriental, mas cedo ou tarde os alemães seriam vencidos pelos russos. O exército soviético era mais forte que os anglo-americanos, isso porque os soviéticos lutavam com a maioria e principais divisões alemães dentre elas em grande quantidade tropas SS e panzer SS, enquanto os anglo-americanos lutavam com poucas divisões alemães. Além do mais o dia D foi mais que libertação do povo frances do dominio nazista, mas sim uma tomada rápida da França antes dos soviéticos a tranformassem em comunista, no qual seria um golpe para o ocidente.

  5. A meu ver não foi só uma batalha a mais decisiva mas sim a situação estratégica que a originou. Por isso elegeria a invasão da Normandia , vulgo dia D.
    A Alemanha estava na defensiva na frente oriental pura e simplesmente porque não podia dispor de mais meios nessa frente. Claro que a derrota em Estalinegrado foi importante mas durante o verão de 43 os Russos foram literalmente travados , a batalha de Kursk só pode ser ganha porque os EUA deram ajudas maciças á Russia em armamento e porque a Alemanha tinha em reserva na França e no norte de Itália mais de 3 milhões de soldados , várias divisões blindadas e centenas de caças. Não fora essa distribuição de forças por necessidades estratégicas , a Alemanha poderia ter colocado mais pressão na sua invasão á Rússia ou na defesa da frente leste. Não nos podemos esquecer que em Estalinegrado um exercito de 1 milhão de sold. ficou destruído , sendo que quase 300 milficaram isolados na cidade , outro exercito feito “á pressa” com 800 mil elementos foi em seu socorro . Se as unidades da frente ocidental pudessem ter sido deslocadas , o final poderia ter sido diferente. Por outro lado , se Hitler tivesse terminado a guerra na frente ocidental e só depois direcionado para o leste , a Russia não poderia suportar o impeto e poderia tecnológico de todo o exercito alemão . No final o que derrotou Hitler foram as suas convicções racistas e geo-estratégicas , ao invadir a Rússia não tendo resolvido os embates no norte de Africa e em Inglaterra , ficou com 3 frentes distantes entre si e sem meios para acudir a todas , durante a invasão á Russia , em x de capitalizar o ódio tido a estaline por parte dos russos , afastou este apoio por os considerar seres inferiores , o que fez aumentar actos de sabotagem e incapacidade de alimentar e municiar as unidades de combate.Nos primeiros 2 meses de invasão da Rússia renderam-se quase 1,5 milhões de russos , se Hitler tivesse sabido usa-los como fez com os romenos , teria um exercito numericamente muito superior . Em x disso enviou unidades SS exterminar camponeses , terminando assim qq possibilidade de colaboração. Estes dois factos foram o ponto fraco alemão neste guerra , aliado ao facto do japão não ter invadido a Rússia , dividindo assim a sua defesa . UFA …grande testamento …

  6. Nao foi Stalingrado, nem Kursk, nem dia D nada disto !!!!!!!! Foi Paris,sim a cidade luz a mais bela do planeta que quando Hitler as 5 da manha passeou de carro pela cidade deserta(lembre-se ele era um pintor/arquiteto/artista frustrado)seu ego chegou aos mais altos níveis de megalomania perdendo a noção de toda a realidade existente!
    Caso a Alemanha ficasse 5 anos enrolando diplomaticamente com a Inglaterra detalhes de uma falsa trégua, caso os japoneses nao invadissem Pear Harbour, caso todo o império alemão formado esperasse estes anos O PIB anual com os escravos, com as matérias primas roubadas,com todos países trabalhando em função da economia militar os números de crescimento do pib chegariam a inimagináveis 40 %. Mais cinco anos novas gerações de soldado,novas armas tecnológicas (avião a jato, v1.v2, bomba atom. talvez?), mais o Japão invadindo a Rússia por Vladivostok seria o fim da era livre. Nos idos de 1958 nao estaríamos comemorando a copa do mundo estaríamos entregando o pais ao ditador argentino Peron !!

    ALBERT SPEER VENCERIA A GUERRA NA ECONOMIA MILITAR NÃO HITLER COM SUAS ATRAPALHADAS EXTRATEGICAS !! Marcello Giacomo
    A vaidade produto derivado da testosterona faz ate um império acabar…….

  7. luiz francisco zacharias

    Analisando os acontecimentos, chegaremos a conclusão que o denominado “Eixo” nunca, em hipótese nenhuma poderia ter ganho a guerra, mesmo porque, iniciaria um era de trevas.

    Mas… em 1941 Hitler estava certo no seu cálculo, ou seja, que deveria atacar a URSS antes que a mesma estivesse pronta para se defender. Assim, tomava a URSS em 1941 ou não mais.
    Na invasão da URSS o erro não estava no atraso provocado pela operação de salvamento da Itália nos balcas, ou mesmo na divisão das forças em três grupos de exércitos, a questão foi o tratamento dispensado à população civil e prisioneiros russos. Fossem diferentes, os alemães, poderiam ter conquistado todo o território, sem muita oposição, seria um verdadeiro passeio.
    A Alemanha agiu com tanta violência que conseguiu jogar toda a população da URSS para o lado de Stálin.
    O erro na frente oriental somado a outros fatores, em especial a entrada dos EUA na guerra (outro erro de Hitler, que declarou guerra) levaram a derrota da Alemanha.

    Só para completar, imaginem se Hitler não declara guerra aos EUA…o melhor resultado seria um empate entre as coalizões.

  8. Parabéns , ameii !
    Me ajudou mto no meu trabalho , voltarei sempre
    aqui !

    Beijoos , que DEUS continue te abençõando e te dando sabedoria !

  9. Pra mim, tudo começou a acabar logo na batalha da Inglaterra, quando o povo alemão se desmoralizou um pouco, e quando começou os bombardeios na Alemanha.
    depois, a invasão na áfrica do norte

  10. Na minha modesta opinião quem domina o ar, domina a guerra. Se Hitler não adiasse o empenho do me-262 a Alemanha teria ganho a guerra na Europa. Para mim a batalha decisiva foi Stalinigrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *