Alemanha Ano Zero
Alemanha Ano Zero

Alemanha ano Zero – Filmes da Segunda Guerra

Alemanha, ano Zero

Alemanha Ano Zero
Alemanha Ano Zero

Germania Anno Zero

 

Alemanha, ano Zero: Alemanha/França/Itália – Preto e Branco

Ano: 1947

Duração: 78 min.

Categoria: Drama

Direção: Roberto Rossellini

Elenco: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze 

Sinopse: Alemanha, a Segunda Guerra Mundial terminou há poucas semanas… Edmund Kohler, de doze anos, vive em Berlim, devastada pelos Aliados, com seu pai doente e acamado e seus irmãos adultos, Eva e Karl-Heinz.

Eva consegue obter cigarros saindo com soldados das forças aliadas.

Karl-Heinz é o filho mais velho que lutou na guerra e é um fardo para a família, recusando-se a registrar-se na polícia e obter um cartão de racionamento, pois teme que descubram que ele lutou pela Alemanha até o fim da guerra.

Nas ruas de Berlim, Edmund reencontra um ex-professor, o Sr. Enning, claramente um pedófilo que acaricia e demonstra grande interesse no garoto.

O professor , então, entrega um disco com um discurso de Adolf Hitler, para que seja vendido no mercado negro e, oferecendo parte do lucro como pagamento.

A saúde de seu pai piora, e o garoto pede ajuda ao professor, e sua resposta é: “em tempos de tamanha dificuldade, os fracos devem ser eliminados”.

O conselho do professor, unido à reclamação do pai, que se considera um estorvo aos familiares, faz com que Edmund considere a tarefa de matá-lo.

Ao saber disso, Enning fica aborrecido e expulsa o garoto de perto de si, gritando que não tem culpa alguma naquele episódio.

O garoto sai sem rumo pelas ruas de Berlim.

Alemanha Ano Zero é um drama que busca retratar as dificuldades que diversas famílias enfrentaram mesmo após o término da Segunda Guerra Mundial.

 

Prêmios:

  • Leopardo de Ouro de 1948 – Festival do filme Locarno como Melhor Roteiro Original.
  • Top 10 Film do National Board of Review de 1949

Curiosidades:

  • Alemanha Ano Zero é o terceiro filme da chamada “trilogia de guerra” de Rossellini, após Roma, Cidade Aberta e Paisà.
    As cenas externas foram filmadas na cidade de Berlim 1 ano após o término da Segunda Guerra Mundial.
    As cenas ilustram bem a cidade destruída após seis anos de conflito.
    O filme foi rodado em alemão e dublado em italiano.
  • Rossellini lançou o filme com pessoas que ele conheceu na rua.
    Rossellini viu Ernst Pittschau sentado nos degraus à frente de uma casa de repouso e soube que ele era ator de cinema mudo 40 anos antes.
    Ele viu a ex-dançarina de balé Ingetraud Hinze em pé em uma fila de comida e ficou impressionado com o olhar de desespero em seu rosto.
    Franz-Otto Krüger é oriundo de uma família de acadêmicos e havia sido preso pela Gestapo durante a guerra.
  • Para o papel principal de Edmund, Rossellini buscava um jovem alemão que lembrasse fisicamente o seu filho recém falecido Romano Rossellini.
    Após o teste de vários meninos, Rossellini foi a uma apresentação no circo de Barlay e lá, ele viu um acrobata de onze anos chamado Edmund Meschke e imediatamente pediu a Meschke que fizesse um teste.
    Rossellini penteou os cabelos de Meschke para se parecer com seu filho e, espantado com a semelhança física, imediatamente o colocou no papel principal.
    O filme começa com uma dedicação ao seu filho Romano.
  • Durante período das filmagens, de Alemanha Ano Zero, o diretor Billy Wilder esteve em Berlim filmando A Mundana, e Wilder satirizou o filme de Rossellini com um personagem que lembra Edmund.
    Mais tarde, Wilder disse que se arrependia de satirizar Rossellini em seu próprio filme, quando tentou imitar e copiar seu estilo.
  • Em meados de setembro, as filmagens em Berlim terminaram após 40 dias e a produção mudou-se para Roma em 26 de setembro de 1947 para filmar as cenas de interior.
    Quando os atores alemães chegaram a Roma, eles tiveram que esperar até novembro para retomar as filmagens, porque os cenários do filme não haviam sido construídos.
    Em novembro, os alemães anteriormente desnutridos haviam ganho uma quantidade notável de peso enquanto estavam em Roma e precisaram ser submetidos a dietas intensas, a fim de manter a continuidade com as cenas anteriores.
    Após as filmagens em Roma, a maioria dos atores alemães não queria voltar para Berlim e alguns fugiram para o interior da Itália.
  • O filme Alemanha Ano Zero, foi percebido de maneira diferente dos filmes anteriores de Rossellini, tendo algumas críticas muito boas e outras muito ruins.
    Alguns críticos que haviam defendido Rossellini anteriormente condenaram o filme por ser melodramático e decepcionantemente irreal.
    Jean Georges Auriol o chamou de apressado e superficial.
    No entanto, L’Écran français o chamou de revolucionário e Charlie Chaplin afirmou que era “o mais belo filme italiano que ele já tinha visto”.
  • Alemanha, Ano Zero estreou em Nova York em setembro de 1949 e foi comparada negativamente a Ladrões de Bicicleta.
    Bosley Crowther disse que o filme tinha “um vazio estranho de sentimento genuíno”.
    O filme ganhou o Golden Leopard e o prêmio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Locarno.
  • Jean-Luc Godard prestou homenagem ao filme de Rossellini em Alemanha Nove Zero (1991), uma reflexão sobre a nova Alemanha após a queda do muro de Berlim.

 

Alemanha, ano Zero – Imagens

 

Alemanha, ano Zero – Trailer

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Filme Operação Valquíria – Atentado contra Hitler – 2008

Filme Operação Valquíria – sobre o atentado mais famoso contra Adolf Hitler Alemanha/ EUA – …

1 comentário

  1. marcio oliveira de paula

    ernesto nasceu em bonn em 1918 e venho da alemanha em 1938 era nosso amigo sempre quiz me ensinar alemao sabia tudo sobre botanica e latin grego tinha muitas fotos da sua familia na alemanha porém ele é falecido hoje e eu gostaria de saber algo sobre ele ma snao é mais possivel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *