banner-feb.jpg

Relatos da Segunda Guerra – Meu Batismo de Fogo – FEB

feb_top

O nosso batismo de fogo aconteceu assim: O pelotão recebeu ordem para atingir um determinado ponto. Estávamos nas proximidades de Camaiore, que foi tomada pela 7ª Companhia; 8ª à direita e a 9ª mais à direita ainda, ficamos a esquerda da 9ª.

Soldado Vicente na Itália

Alcançamos uma região, um silêncio incrível e logo começou uma chuva intensa; enquanto subíamos pela elevação, o vale quebrou para a esquerda e fomos naquele sentido. Ao descermos vimos uma casa de italianos, caiada de branco, o que é comum na Itália.

Uma enxurrada descia com uma avalanche de pedras enormes. Avistamos na elevação um grupo de homens como se estivessem olhando de binóculos; nesse mesmo instante, encontramos um italiano que vinha com um daqueles guarda-chuvas grandes de listras brancas, vermelhas e verdes.

Um soldado pegou o guarda-chuva do italiano e começou a brincar. Havia um bosque de castanheiras; de repente os homens desapareceram da crista e todo mundo comentou que seria a 9ª Companhia que estava lá em cima. Pressupunha-se que fosse a 9ª companhia, porque estava à nossa direita. Entretanto nos esquecemos que tínhamos virado para a esquerda. Eram alemães mesmo. Quando chegamos à casa branca, existia um picadeiro no terreno da casa, um colosso de pedras e uma castanheira. Veio uma chuva de balas sobre nós e ficamos atarantados. Não esperávamos aquilo.

Veterano Vicente Pedroso da Cruz

 

O Tenente Gerson, Comandante do Pelotão, estava à beira da casa e o vespeiro de balas veio por cima do telhado. O Sargento Samuel, hoje Major Samuel, foi regular a peça de metralhadora, porque ele era o Comandante da sua seção de metralhadoras na companhia de apetrechos pesados. Vi passar por ele uma rajada, bem pertinho, porque as balas eram traçantes; só via aquele braseiro passando por cima. O susto foi terrível; os alemães tiveram tempo para verificar que a tropa estava descendo, porque era a primeira vez que estavam vendo um verde-oliva pela frente. Tratava-se do primeiro contato deles com os brasileiros. O uniforme do americano era cáqui. Mais tarde, soube pelo Gerson Pires, que houve um engano na ordem, dai termos ido parar na retaguarda alemã. Um soldado ficou três dias extraviados, comendo pão duro dado pelos italianos.

Vicente Pedroso da Cruz – Soldado da 8ª companhia do 6ª regimento de Infantaria

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

livro1.jpg

Manoel Dantas Loiola – De Cangaceiro a Soldado da Borracha

Manoel Dantas Loiola, uma história intrigante! Muitos foram os brasileiros lutando pelo esforço de guerra …

1 comentário

  1. Olá, Guilherme. Obrigado pela visita!
    Porém não entendi qual a sua dúvida, por gentileza utilize o formulário de contatos na seção: contato.
    E me esclareça melhor qual a dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *