02-1.jpg

Filipinas – Como a resistência ajudou a derrubar o Japão

“Os guerrilheiros suportaram exaustão generalizada, doenças e desnutrição. Eles se envolveram em guerras irregulares, espionagem, invasões em prisões e sabotagem. ”

E se eu lhe disser que uma das campanhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial – a Resistência das Filipinas – foi ignorada?

Até mesmo a história oficial do Exército dos EUA declarou que a “luta pelo controle” das ilhas terminou com a rendição de Corregidor em maio de 1942 e não foi renovada até que MacArthur retornasse em outubro de 1944.

Ainda assim, naquela época, os guerrilheiros filipinos travaram uma guerra que negou ao Japão seus objetivos estratégicos, alterou a grande estratégia dos EUA e ajudou a transformar a maior derrota militar da América no maior desastre militar japonês.

Sua luta também lançou as bases para uma nação livre e independente vital para a ordem do pós-guerra.

Soldados japoneses protegem prisioneiros de guerra americanos e filipinos após a queda de Bataan em 1942. 

Estimulados pelo sucesso da Alemanha na Europa, os japoneses precipitaram seu ataque inicial às Filipinas, supondo que a cooperação com as elites nativas, juntamente com o domínio militar da população em geral, pacificaria o país.

Mas como a campanha planejada de Tóquio de 50 dias para subjugar as ilhas se transformou em um trabalho árduo de 153 dias, as tropas do Japão encontraram grupos de guerrilheiros determinados.

Na verdade, as tentativas de intimidar os filipinos com espancamentos, fome e tortura apenas motivaram famílias inteiras a se juntar à resistência.

Os esforços do Japão para que seu exército ‘vivesse da terra’ e expropriasse os recursos filipinos prejudicaram ainda mais a economia local e aumentaram as adversidades. O preço do arroz em Manila durante o período aumentou dois mil por cento.

Os mercados negros prosperaram. Pessoas morreram de fome. Muitas mulheres foram forçadas à prostituição para sustentar suas famílias, enquanto muitas outras foram sequestradas por soldados japoneses para servir como ” mulheres de conforto “.

Não surpreendentemente, a propaganda japonesa dirigida aos filipinos que enfatizava a fraternidade asiática não conseguiu ganhar força nos centros populacionais. Da mesma forma, a ação militar em áreas remotas não conseguiu esmagar os guerrilheiros.

Quando Tóquio decidiu fazer das Filipinas o campo de batalha decisivo da guerra do Pacífico em meados de 1944, os guerrilheiros permaneceram posicionados para desempenhar um papel importante nessa luta.

A guerra entre o Japão e os Estados Unidos pegou as Filipinas em uma transição para a independência nacional e dividida por divisões sociais e políticas. Muitos filipinos concordaram em colaborar com os japoneses, geralmente sob instruções do governo exilado, na esperança de garantir a independência ou proteger o povo.

Enquanto isso, centenas de outros, como Wenceslao Q. Vinzons, Marcos V. “Marcando” Augustin e Macario Peralta pegaram em armas e organizaram a resistência.

Com o tempo, até 1,3 milhão de filipinos podem ter apoiado mais de 1.000 unidades de guerrilha. O Exército dos EUA reconheceria 260.715 guerrilheiros em 277 unidades.  Estima-se que 33.000 guerrilheiros perderam suas vidas.

Guerrilheiros das Filipinas.
Guerrilheiros das Filipinas.

As unidades de guerrilha escolheram independentemente se convidavam ou não soldados norte-americanos refugiados para seus movimentos.

Muitos filipinos, separados por rivalidades anteriores à guerra, concordaram em se unir em apoio aos americanos, que provavelmente atrairiam o apoio do general Douglas MacArthur; outros, como Peralta, optaram por afastar os americanos para salvaguardar sua independência.

Por meio de confrontos com facções rivais, os líderes guerrilheiros consolidaram o poder local e criaram novas bases para o governo do pós-guerra.

Enquanto isso, o retorno prometido por MacArthur libertou os guerrilheiros de ter que derrotar as forças de ocupação japonesas; eles apenas tinham que se preparar para o retorno das forças militares convencionais americanas.

MacArthur havia tomado medidas provisórias para organizar a resistência guerrilheira, enviando oficiais como o tenente-coronel John Horan para comandar os insurgentes em Luzon e ordenando aos comandantes em outras ilhas que preparassem suas próprias campanhas irregulares.

Sua remoção para a Austrália, combinada com ameaças japonesas contra os 12.000 prisioneiros de guerra americanos e 66.000 prisioneiros de guerra filipinos, minou esse esforço.

Mesmo assim, americanos como Robert Lapham, Edwin Ramsey , Russell Volckmann e Wendell Fertig se recusaram a se render ou fugiram dos campos de prisioneiros e se tornaram líderes guerrilheiros em seus próprios direitos.

Filipinas
Tropas dos EUA nas Filipinas, 1945

Depois que o tráfego esporádico de rádio alertou MacArthur sobre a ascensão dos guerrilheiros filipinos, ele estabeleceu o Allied Intelligence Bureau e a Seção Regional das Filipinas para validar a resistência e desenvolvê-la sob seu comando.

Em janeiro de 1943, os militares dos EUA inseriram uma equipe de soldados filipinos sob o comando do major Jesus Villamor em Negros para coordenar a resistência. Esta foi a primeira de 43 missões de submarinos que entregaram suprimentos e agentes nos dois anos seguintes.

MacArthur adaptou esse apoio para desenvolver grupos guerrilheiros confiáveis ​​e evitar que qualquer líder desafiasse sua autoridade.

Ele também isolou e fiscalizou grupos considerados não confiáveis, como o “Exército do Povo para Combater os Japoneses”, também conhecido como Hukbalaháp ou Huks, que buscava uma revolução comunista nas Filipinas e se opunha ao retorno do governo exilado.

Filipinas
Um cartaz de propaganda celebrando a resistência da Filipinas. 

A resistência filipina é um conto heroico de superação da opressão e imensos desafios ambientais. Os guerrilheiros suportaram exaustão generalizada, doenças e desnutrição.

Eles se envolveram em guerras irregulares, espionagem, invasões em prisões e sabotagem. Eles apoiaram a guerra em terra, ar, mar e submarino. As mulheres desempenharam um papel importante e dinâmico na luta, muitas vezes como lutadoras da linha de frente.

A escala da resistência ajudou MacArthur a convencer o presidente Roosevelt a aprovar seu retorno às ilhas.

Os guerrilheiros capturariam os planos japoneses, conduziriam operações pré-invasão, guiariam as forças invasoras e até serviriam como unidades de combate regulares do exército.

Com seu apoio, MacArthur destruiu um exército de 381.550 soldados e quase todas as aeronaves de combate e embarcações navais do Japão restantes.

Ele também capturou 115.755 prisioneiros japoneses – mais do que o dobro do número que se rendeu em todas as outras frentes durante toda a guerra.

Por causa das guerrilhas, MacArthur teve que retornar às Filipinas e o Japão teve a batalha decisiva que buscava – mas não com o resultado que desejavam.

Fonte: https://militaryhistorynow.com

Por James Kelly Morningstar

Sobre Ricardo Lavecchia

Desenhista, Ilustrador e pesquisador sobre a Segunda Guerra Mundial

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *