“LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália” apresenta a trajetória e o cotidiano de jovens soldados brasileiros na jornada de ida e volta entre o interior do Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos, segundo a ótica e sentimentos dos protagonistas.
 

Nele estão explícitos medo, incertezas, angústia e, em contraposição, coragem, fé, esperança e uma abnegada dedicação aos ideais defendidos pelo Brasil, que têm como pano de fundo um momento crucial da história da humanidade, em que o nazifascismo havia posto em risco a democracia, a liberdade e a paz mundial.

Os deslocamentos por terra e pelo mar até o Rio de Janeiro, a preparação para o combate, a travessia do Atlântico, a adaptação à neve e os macetes para superar o frio, a triste realidade dos combates e do dia a dia na guerra, a saudade da família e da Pátria, a solidariedade dedicada aos italianos, amizade e espírito de corpo, entre outros muitos sentimentos estão impregnados nos relatos transcritos em 80 páginas.

 No intuito de tornar a leitura mais agradável, além de uma linguagem dirigida ao público jovem, mais de 100 imagens, muitas delas inéditas ilustram os textos.

Com o apoio cultural da Fundação Habitacional do Exército/Poupex, o livro foi distribuído gratuitamente às escolas e bibliotecas públicas da Região Central do RS e organizações militares do Brasil. Tem duas funções principais: a primeira é suplementar ao estudo da disciplina de História, aproximando o evento “II Guerra Mundial” de estudantes dos ensinos médio e fundamental; a segunda, enaltecer os feitos de humildes soldados que, há mais de seis décadas, nos legaram um mundo mais livre e democrático.

Interessados também podem adquirir o livro (R$ 12,00, já incluído o valor da postagem) fazendo contato pelo e-mail sirio.feb@gmail.com, para orientações. O valor arrecadado com a venda será revertido para a preservação da memória da FEB.

No link abaixo pode ser assistida à música “Longa Jornada”, que resume várias passagens do livro, do mesmo autor, com interpretação de João Chagas Leite.  

http://www.youtube.com/watch?v=iewdOje6jyA&feature=player_embedded

Sirio Sebastião Fröhlich

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *