bandeira noruega

Noruega

Em 8 de Abril de 1940, a guerra de Phony terminou. Navios da Marinha britânica minaram os fiordes noruegueses para evitar que o cobre fosse exportado para a Alemanha. Porém tal operação não teve resultados, uma vez que em  9 de Abril, as tropas de Hitler atacaram a Noruega.

Os combates duraram 2 meses, com ajuda da França e do Reino Unido, porém a Noruega teve de se render ao poderoso Exercito Alemão. O Governo Norueguês se refugiou no Reino Unido onde passou a desempenhar suas atividades.

As Forças Armadas norueguesas foram restabelecidas no Reino Unido, onde participaram de algumas campanhas em pró dos aliados.

Os alemães exploraram a economia norueguesa durante toda a guerra, dominando até 40% do PIB.

Apesar das constantes forças de resistências civis e a tentativa aliada de libertação, a ocupação alemã só teve fim com a sua rendição em 1945.

Com o término da Guerra houve um consenso geral sobre a prioridade de reconstrução do país. E já em 1946 seu PIB superava o PIB de 1938. E os anos seguintes demonstraram um progresso contínuo na economia norueguesa.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *