boeing-50

Propaganda Antiga – Fortaleza voadora Boeing

Continuando com a serie de propagandas lançadas durante a Segunda Guerra Mundial, temos aqui outro anuncio da Boeing e sua Fortaleza Voadora, Bombardeiro estadunidense.

boeing-50

Texto Impresso

Dois na berlinda da via-láctea…


Sentados na câmara da proa, à beira do abismo. Pela frente, no céu, milhões

de estrêlas palpitando. Por baixo tudo é negro de tinta: a terra, o mundo dos vivos, a 10.000 metros de distância. Adiante de todos, pronto a qualquer instante para a ação, vai o bombardeiro da Fortaleza Voadora* Boeing, que rasga a noite a mais de 480 quilômetros à hora, sôbre território inimigo. Logo atrás dêle, igualmente alerta e atento, está o navegador. E assim também, mais atrás, o pilôto e o ajudante, o rádio-telegrafista e os artilheiros. O objetivo está-se aproximando. A fôrça inteira pronta a entrar em ação…

Uma das razões por que as Fortalezas Voadoras Boeing cumprem tantas missões na tabela, é que os engenheiros e desenhistas da Boeing calculam e traçam tudo tendo em vista não só a eficiência da máquina, como a dos homens que a tripulam.

Os engenheiros da Boeing estudam os efeitos do ruído sôbre o sistema nervoso dos combatentes e, de harmonia com os resultados, tornam os aparelhos refratários ao barulho, (Atualmente, as gigantescas Fortalezas Voadoras Boeing são tão silenciosas como transportes de luxo.)

Os engenheiros de calefação da Boeing tornaram possível manter a temperatura da cabine a 15 graus acima de zero, quanto a temperatura da estratosfera, lá fora, é de 26 graus abaixo de zero… Os desenhistas da Boeing manipulam constantemente os problemas do traçado de assentos e janelas, da iluminação, da ventilação e do anulamentos das vibrações.

É a engenharia desta ordem que creou Clíperes gigantescos, capazes de transpor os oceanos de um só vôo, e grandes Stratoliners* que transportam seus passageiros com inaudito conforto, nas camadas superiores da atmosfera. É a engenharia desta ordem que permite aos noves homens da tripulação duma Fortaleza Voadora Boeing cumprir rápida, precisa e absolutamente, as instruções de combate que recebem.

O melhoramento de eficiência humana… tanto em tempo de guerra como de paz… é apenas e absolutamente um, entre tantos e tão diversos tópicos que constituem o programa diário de trabalho da Boeing.

CREADORES DA FORTALEZA VOADORA – DO STRATOLINER – DOS CLÍPERES DA PAN AMERICAN

BOEING

Os nomes “FLYING FORTRESS” e “STRATOLINER” são propriedade exclusiva da boeing. Direitos Registrados.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Livro Torpedo, o terror no Atlântico – Navios Brasileiros Torpedeados pelo EIXO

Livro Torpedo, o terror no Atlântico: Venha descobrir o que houve nos bastidores da maior …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *