Propaganda de Guerra – Caricaturas Soviéticas na Segunda Guerra

Propaganda na Segunda Guerra – União Soviética

Propaganda de Guerra é algo muito explorado pelos governos antes, durante e depois de um conflito. Tal arma é poderosíssima para manobrar as massas e durante a Segunda Guerra Mundial, todos os países envolvidos usaram tal recurso. 

Em junho de 1941 a Alemanha invadiu a URSS, que até então era sua aliada. A Operação Barbarossa foi uma das campanhas mais violentas e traiçoeiras da Segunda Guerra Mundial. Os alemães devastaram tudo o que encontraram pela frente e marchou rumo à capital Moscou. A Alemanha, além de trair sua aliada, promoveu meses de terror em terras soviéticas; massacres, deportações em massa, estupros e violações de todos os tipos.

Sem saída, além de ir às armas, o governo soviético usou a propaganda para aumentar sua influência sobre a população, evitando que esta se conformasse com a invasão ou pior, se aliasse ao inimigo.

A propaganda de Guerra foi largamente explorada por quase todos os países beligerantes. E neste artigo mostramos Caricaturas Soviéticas da Segunda Guerra Mundial. Desenhos que ilustravam o perigo nazista, assim como promovia a capacidade do povo soviético.

Para o mundo de hoje os desenhos podem parecer pouco influentes, porém num mundo sem internet, televisão, todo material impresso era uma fonte preciosa de informação.

 

CONFIRA AS CARICATURAS SOVIÉTICAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Veja também:

dp01.jpg

Desenhos Segunda Guerra

Segue abaixo uma série desenhos feitas pelo Ilustrador David Pentland, além de desenhar tema sobre ...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *