Reino Unido

Vale lembrar que Reino Unido, ao contrário do que muitos pensam não é apenas a Inglaterra. Mas sim o conjunto de quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. E desta forma representada é que combateu na Segunda Guerra Mundial. Conhecida como as forças Britânicas.

Haviam passado mais de dois anos que o Reino Unido lutava quando os japoneses realizaram o ataque a Pearl Harbor. Havia guarnições britânicas dispostas nas regiões da Malásia, Hong Kong, Shanghai, entre outras. Sob o comando de Winston Churchill, tinha combatido a Alemanha e a Itália durante um ano sem o apoio militar de qualquer aliado. E esta guerra européia era a principal preocupação britânica, e por isso suas posses no Pacífico ficaram sem um número necessário de tropas e todo aparato militar.

E apesar de grandes perdas militares, o Reino Unido não executaria nenhuma ofensiva ante de Novembro de 1944.

Nesse período de guerra solitária, uma operação desastrosa foi o deslocamento das tropas australianas do Norte da África para o porto de Darwin, sob suspeita de invasão. Conseqüentemente essas tropas foram enviadas para Singapura onde foram capturadas. Culminando na maior derrota da história do Reino Unido. Milhares de tropas foram presas e outras tantas foram mortas. Recendo um tratamento nada amigável por parte dos Japoneses.

Embora não recebesse apoio militar, o reino Unido recebia demais apoios por parte dos Estados Unidos. E a intenção de Churchill e Roosevelt era de solucionar o problema “Hitler” e só então visar os Japoneses.  Porém o ataque a Pearl Harbor, em 1941 pôs fim a este plano, forçando o país do Tio Sam a mobilizar suas forças contra o País do Sol Nascente.

As tropas estadunidenses somente seriam um apoio eficaz na guerra da Europa em 1943.

O Reino Unido não deixou de apoiar seu principal aliado na Guerra do Pacífico, designando uma força considerável para o combate.

Com a vitória dos Aliados, em 1945, o reino Unido estava devastado fisicamente e financeiramente, e sua emissão de uma força para ocupar o Japão, foi apenas simbólica.

A Economia somente teve ares de recuperação com a execução do Plano Marshall, aplicada após o término da Segunda Guerra.

Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *