Relatos da Segunda Guerra – Sangue e Bondade – Soldados da SS em SANT’ ANNA DI STAZZEMA

A bondade de um soldado SANT’ ANNA DI STAZZEMA
No dia 12 de agosto de 1944, uma unidade de soldados da SS invade Sant’ Anna di Stazzema com a missão de aniquilar todos os moradores, sejam eles partidários ou não, nesse meio estavam idosos e crianças.


Massacre em Sant’ Anna di Stazzema


Os alemães não tiveram piedade e metralharam e depois incendiaram todos os 560 habitantes incluindo as crianças, salvo a família do jovem Enio Mancini, que fora salva pela bondade de um soldado alemão do qual os deixou fugir da chacina.

Familia Mancini

Enio era um garoto de 7 anos, seu pai era mineiro e sua mãe era dona de casa, também mora com um irmão mais velho e com a avó paterna. Toda família estavam juntos dos habitantes da cidade, onde seriam covardemente assassinados, o soldado da SS Peter Bonzelet fora escolhido para matá-los e depois incendiá-lo com o lança chamas. Antes de matá-los “O soldado esperou os policiais saírem”, diz Mancini.”Eu e meu irmão gritávamos de terror, ele olhou para nos e com o dedo indicador no nariz nos disse para calar a boca, então logo depois nos mostrou uma saída, começamos a correr desconfiados, e logo ouvimos  os tiros, apertei a mão de minha mãe achando que estava morto, olhei para trás e vi o alemão atirando para o ar, ele enganou os companheiros fingindo nos matar, parecia que sorria para nos”

Soldado da SS Peter Bonzelet

Aos 71 anos Enio contou sua historia em um jornal local, dizendo que gostaria de conhecer o herói que salvou sua família, na verdade Enio nunca o encontraria, pois Peter morrera em 1966 com 66 anos. Mas seu neto Kirwel Jochen um estudante de teologia de 27 ao ver a matéria de Enio ligou as informações com as de seu avô e constatou ser a mesma pessoa, logo enviou uma carta para Enio dizendo “O homem que salvou sua família é meu avô, pai de minha mãe, seu nome é Pedro Bonzelet, ele morreu em outubro de 1990″

Enio Mancini

O encontro de Enio e Kirwel se deu em 26 de março do mesmo ano e fora emocionante.

Enio(esquerda) no encontro com Jochen(centro)

Artigos Relacionados:

  • Related posts on Relatos
  • ClubeDoSlugue.com | 2011 | Harry Potter e as Relquias da Morte
  • Garrafa térmica Trilhas & Rumos | Viagens & Andanças
  • ClubeDoSlugue.com | 2011 | Harry Potter e as Relquias da Morte

Veja também:

Comentários

  1. A Guerra traz à tona o que o ser humano tem de pior e de melhor.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *