A Cruz de Ferro A Cruz de FerroCross of Iron

A Cruz de Ferro: Inglaterra / Alemanha –  Colorido

Duração: 128 minutos
Ano: 1977

Categoria: Drama/Ação

Direção: Sam Peckinpah

Elenco: James Coburn, Maximilian Schell, James Mason, David Warner, Klaus Löwitsch, Vadim Glowna, Roger Fritz, Dieter Schidor, Burkhard Driest, Fred Stillkrauth, Michael Nowka, Véronique Vendell, Arthur Brauss, Senta Berger, Robert Rietty, Igor Galo, Ivica Pajer, Nedim Prohic, Slavko Stimac, Vladan Zivkovic,

Sinopse: Segunda Guerra Mundial, soldados alemães lutam desesperadamente contra ataques russos, que se tornam cada vez mais numerosos e intensos. Entre este grupo se destaca Steiner, um combatente calejado e convicto de seu trabalho, porém sem ilusões de poder. Steiner comanda um pelotão de reconhecimento, que ao retornar de mais uma missão, se depara com um novo comandante de companhia, Capitão Stransky. Ganancioso e dotado de extrema vaidade, o novo comandante apenas tem em mente um propósito: ganhar a Cruz de Ferro – condecoração máxima do exército alemão.

Diferente da maioria dos filmes sobre a Segunda Guerra, onde os alemães são retratados como insanos nazistas sedentos por sangue, o filme A Cruz de Ferro apresenta uma face mais realista sobre as tropas alemãs.

Soldados desmotivados, preocupados, paranoicos, como qualquer outra tropa dos Aliados; assim como oficiais sem esperanças de vitória são retratados no filme.

Até mesmo um oficial homossexual que mantém um caso com outro soldado aparece em meio à história. Aliás, o inicio do filme causa a impressão de que o pelotão do Sargento Steiner é todo composto por soldados gays. Porém no desenrolar das cenas, percebemos que tal afinidade e detalhes mostrado foram com o propósito de humanizar e salientar o companheirismo entre os alemães. Uma tentativa de derrubar a propaganda Aliada que generalizou toda a força armada alemã como nazista. Afinal muitos faziam o seu serviço como profissionais e não como membros do Partido ou amantes da ideologia de Hitler.

Vale pelo contexto histórico que difere da visão comum nos filmes hollywoodianos sobre a Segunda Guerra.  Vale pela reflexão sobre o egoísmo humano, na figura do Capitão Stransky que mais se importa com uma medalha que com a vida de seus soldados. 

 

A Cruz de Ferro – Imagens do Filme

 

A Cruz de Ferro:  CENAS DO FILME DUBLADO

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube's privacy policy.
Learn more

Load video

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *