hartwarHart’s War

EUA – 2002 – Colorido

Duração: 125 min.

Direção: Gregory Hoblit

Elenco: Bruce Willis, Colin Farrell, Terrence Howard, Cole Hauser, Marcel Iures, Linus Roache, Vicellous Shannon, Maury Sterling, Sam Jaeger, Scott Michael Campbell, Rory Cochrane, Sebastian Tillinger, Rick Ravanello, Adrian Grenier, Michael Weston

Sinopse: Segunda Guerra Mundial, Tommy Hart um estudante do 2º ano de Direito se alista no exército para lutar pelos Aliados. Seu pai é um senador estadunidense, por isso o trabalho do tenente Hart se limita às áreas administrativas.

Sem nunca ter ido a frente de batalha, ele acaba sendo capturado por soldados alemães após uma emboscada durante um percurso em que Hart servia de motorista a um Capitão.

Levado a um campo de prisioneiros de guerra, Hart encontra diversos outros compatriotas. No campo, apesar de haver soldados russos, estes são mantidos em separado.

Trajando seus uniformes militares e respeitando a hierarquia, os prisioneiros tentam, na medida do possível, manter o mínimo de dignidade.

A rotina muda drasticamente quando dois oficiais estadunidenses negros chegam ao campo. O racismo vivo e feroz toma o lugar da civilidade. Perseguidos por seus companheiros, um dos soldados negros, acusado indevidamente, termina executado sumariamente.  Enquanto que o outro negro é acusado de matar um sargento racista.

Ao invés de executá-lo, os alemães atendem ao pedido do coronel William McNamara, – oficial estadunidense de maior graduação entre os prisioneiros – e permite que o oficial acusado seja julgado por uma corte marcial.

Hart é designado a ser o advogado de defesa do réu enquanto que McNamara usa a situação para dar andamento a um plano de fuga.

O filme A Guerra de Hart retrata o racismo feroz existente nos Estados Unidos. Expõe a questão sobre qual a diferença do racismo alemão para com os judeus e dos estadunidenses para com os negros?

IMAGENS DO FILMES A GUERRA DE HART

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

Veja também:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *