Pistóia,   Quadra   28, narra acontecimentos referente à transfor­mação do Recife, durante a Segunda Guerra Mundial e a participação de brasileiros do nordete, na Itália. Fala da frente de combate e dos bastidores da guerra onde se apagam fronteiras entre países, entre norte e sul, entre justo e injusto. Na sua maioria, são apenas homens lutando para sobreviver, questionando consigo: o que estou fazendo aqui?

O livro inclui experiências pessoais de alguns personagens eleva­das à lição universal; descrições preci­sas em linguagem acessível; registro de fatos da época baseados em pesquisa do autor, levantando dados verdadei­ros.

Paulo Paiva intercala, com maestria, vozes narrativas sobre a guerra com digressões que descrevem aventuras, incluindo curtas histórias de amor, comuns naquelas circunstân­cias, entre soldados e mulheres dos lu­gares por onde passavam. Usando des­ta estratégia ameniza a aridez do tema, tornando o trabalho agradável de ser lido. O autor escreve com objetividade deixando transparecer a capacidade de transformar fatos do dia-a-dia em agradáveis histórias, cheias de sen­timento e por vezes de humor. Com habilidade e leveza apresenta um texto harmonioso repleto de informações.

Paulo Paiva é um observador dos fatos à sua volta de onde recolhe mensagens que vistas através de sua agudeza de espírito, resultam em lições fáceis de serem absorvidas. Sua pro­dução literária inclui participação em coletânea de contos e crónicas, além de quatro livros: O Avestruz Voador (2007), Cabanga Club (2008), Ponte Giratória (2009) e Cais da Alfândega Blues (2010).

Veio um grande futuro para o autor pela sua facilidade em escrever, regularidade e frequência.

Vilma Clóris Carvalho

Você pode comprar o livro direto com o escritor no seguinte e-mail paivap50@gmail.com

Veja também:

Comentários

  1. Paulo Paiva é sem dúvidas um excelente escritor e um grande amigo. Um abraço Paulo.

  2. Gostei muito do livro. Parece que o narrador estava lá.
    Pedro

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *