ptaopApt Pupil

EUA – 1998 – Colorido

Duração: 128 min.

Direção: Bryan Singer

Elenco: Brad Renfro, Ian McKellen, Joshua Jackson, Mickey Cottrell, Michael Reid MacKay, Ann Dowd, Bruce Davison, James Karen, Marjorie Lovett, David Cooley, Heather McComb, David Schwimmer,

Sinopse: Embora não se trate de um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, propriamente dito, mas o tema é diretamente ligado a ela. A história da ligação de um garoto com um ex-nazista integrante das SS.

Baseado num conto de Stephen King, o Filme O Aprendiz constrói um suspense psicológico que traz à tona a mística nazista ao lado da questão “por que as pessoas fazem o que fazem?”.

Um jovem de 16 anos, aluno exemplar, após descobrir e reunir diversas provas; passa a chantagear um idoso ex-oficial das SS. Seu objetivo é apenas um: Ouvir as memórias do velho nazista sobre suas experiências nos campos de concentração. Ou como ele mesmo coloca: “Tudo aquilo que tem medo de nos mostrar na escola”.

Acuado, o velho Denker não vê alternativa. Porém suas histórias são mais que simples estórias de guerra, são fatos chocantes e reais que pouco a pouco envolvem e perturbam o jovem. E no desenrolar das cenas, o velho percebe que ali está mais que um curioso por suas memórias, mas um discípulo.

Sagazmente após ceder a algumas exigências, Denker consegue criar uma dependência mútua, onde o jovem também fica passível de chantagem.

Num toque belíssimo do diretor do filme, quando a história começa a se tornar cansativa e tudo parece que terminará de maneira óbvia, a história dá uma guinada e uma sucessão de fatos prende a atenção do expectador, que a partir daí já não consegue prever o desfecho.

A Segunda Guerra Mundial serve apenas como ponto de ligação, o filme não nos apresenta nenhum dado histórico, senão conseqüências dos fatos da época. É válido pela idéia de ver como um ex-nazista pode trata suas antigas experiências. Assim como o horror da Segunda Guerra desperta fascínio, mesmo muitos anos depois.

Uma frase que ficará na mente de quem assistir ao O Aprendiz, por certo será: “Qual foi a sensação?”

VEJA IMAGENS DO FILME O APRENDIZ


VEJA O TRAILER DO FILME O APRENDIZ

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *