Dia D – Por que Dia D?

No vocabulário militar, o Dia D – do inglês D-Day – é um termo usado para denominar o dia em que um ataque ou uma operação de combate devem começar.

A expressão “Dia D” surgiu pela primeira vez nas ordens de batalha do Exército dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.

Utilizar um nome código para o dia de início duma operação, em sua fase de planejamento, considera-se que diversas medidas serão tomadas antes e após o início dos combates e essas ações serão organizadas ao redor da data e hora precisa da operação. Além de que diversos fatores podem mudar o dia de início de qualquer operação, por isso é impossível e até inseguro pôr em circulação documentos contendo a data específica.

Assim o planejamento é organizado marcando-se o Dia (D), Hora (H) e Minuto (M) do começo da ação e calculando-se desta forma:

Exemplo

  • O dia anterior é “dia D – 1”,
  • A hora anterior é “hora H – 1”.
  • O segundo dia de operação é “Dia D + 1”.

E assim por diante.

O termo D-Day foi usado para denotar o início da Operação Overlord, ou seja, a invasão Aliada na Normandia em 1944, tornando-se o Dia D mais famoso da história.

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

1 comentário

  1. eu ouvi dizer q “Dia D” é pq tinha acontecido o Dia A,B e C.

    Dia A:Perto do Uzebequistão

    Dia B:Bielorússia

    Dia C:Eu não sei onde foi,mas deve ter sido perto na Finlandia,Ucrania ou na Roménia

    Dia E:Quando o exército vermelho chegou em berlin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *