Mussolini e a Ascensão do Fascismo

Livro Mussolini e a Ascensão do Fascismo – Leitura Indispensável para se Entender a História deste Movimento

Livro Mussolini e a Ascensão do Fascismo – para entender o movimento

Mussolini e a Ascensão do FascismoBenito Mussolini é um dos personagens históricos mais complexos aos historiadores, quer seja por sua personalidade, quer seja por sua ascensão meteórica ao poder. Muito já se falou sobre suas origens e suas convicções, porém poucos explicaram de forma realista e lúcida, como e porque ele subiu ao poder. É justamente isso que o historiador Donald Sassoon faz no livro “Mussolini e a Ascensão do Fascismo.

Mussolini se empenhou firmemente ao ato de deixar para a posteridade que sua chegada ao poder foi de forma ilegal e à força, pintando-se como um revolucionário do povo. Porém esse brilho revolucionário e ilícito é apenas uma pose frente à história. Mussolini não tomou o poder, ele o recebeu legalmente das mãos do Rei Vitor Emanuel III em 1922.

“Diga a verdade. Promovemos uma revolução sem equivalente no mundo. (…) Fizemos uma revolução enquanto os serviços públicos continuavam funcionando, sem interromper o comércio e com os empregados em suas mesas de trabalho, os operários nas fábricas e os camponeses pacificamente cultivando o campo. É um novo estilo de revolução”.  – Benito Mussolini

Baseando-se continuamente em dados históricos, o livro nos revela uma realidade pouco explorada. Inexperiente como parlamentar e como líder, Mussolini chegou ao poder aproveitando-se de brechas numa história política catastrófica da Itália.  Valendo-se também de sua pose e de sua oratória, ele convenceu até os mais céticos de que o fascismo era a única esperança para os italianos.

Em “Mussolini e a Ascensão do Fascismo”, o Duce é desmitificado, revelando que na história não há milagres e sim conseqüência de fatos. Sair do anonimato à líder das multidões num espaço de tempo tão pequeno não foi fruto de um chamado divino ou predestinação, mas conseqüência de uma série de acontecimentos que envolveram a atmosfera política italiana desde o fim da Primeira Guerra.

O livro de Sassoon não se limita a biografar Benito Mussolini, mas dar cor ao imbróglio político italiano desde sua entrada na guerra até a nomeação do governo liderado pelo fascismo, em 1922. Citando personagens históricos e trabalhando as idéias em ordem cronológica, o autor simplifica fatos incompreensíveis a nossa realidade atual. Como era tolerável existir uma milícia como os “Camisas Negras” que apesar de sua violência, não eram reprimidos pela polícia ou pelas forças armadas? Como os fascistas marcharam sobre Roma sem que houvesse nenhum tiro, nenhum combate?

Na história sempre há uma explicação racional, e mesmo que à primeira vista incompreensível, é possível entender porque, quase que unanimemente, Benito Mussolini recebeu votos de apoio ao ser nomeado Primeiro Ministro em 31 de Outubro de 1922.

O Equívoco chamado “Mussolini” não obrigou a darem-lhe o poder, tampouco o tomou, mas recebeu de bom grado daqueles que o viam como a única esperança para seus interesses.

MUSSOLINI E A ASCENSÃO DO FASCISMO

I.S.B.N.: 9788522008063

Altura: 20,8 cm.

Largura: 13,5 cm.

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª Ed. / 2009 / FEVEREIRO

Idioma: Português

Número de Paginas: 200

Editora AGIR

Sobre Andre Almeida

Ex-militar do exército, psicólogo e desenvolvedor na área de TI.Sou um entusiasta acerca da Segunda Guerra Mundial e criei o site em 2008, sob a expectativa de ilustrar que todo evento humano possui algo a ser refletido e aprendido.

Veja também

Lutas esquecidas #9: Duelo entre USS Buckley e o U-66

A Batalha do Atlântico foi travada com algumas das mais novas tecnologias, no entanto, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *