Furyo em Nome da HonraMerry Christmas Mr. Lawrence
Furyo em Nome da Honra – Inglaterra/Japão – 1983 – Colorido
Duração: 124 min.
Gênero: Guerra/Drama
Direção: Nagisa Oshima
Elenco: David Bowie, Tom Conti, Ryuichi Sakamoto, Takeshi, Jack Thompson, Johnny Ohkura, Alistair Browning, James Malcolm, Chris Broun, Yuya Uchida, Ryunosuke Kaneda, Takashi Naitô, Tamio Ishikura, Rokko Toura, Kan Mikami
Sinopse: Furyo em Nome da Honra – Durante a Segunda Guerra Mundial, 1942, Ilha da Java, soldados ingleses se rendem durante uma batalha, após tropas japonesas ameaçarem exterminar os aldeões locais. Esses soldados são conduzidos a um campo de prisioneiros.
O capitão japonês Yonoi quer o nome dos especialistas em armas do pelotão, porém os ingleses insistem em omitir essa informação. Devido a isso, são levados a um tribunal que visa a pena de morte, porém o capitão Yonoi, fica fascinado pelo Major britânico Jack ‘Strafer’ Celliers (David Bowie) e resolve poupá-lo da execução, o encaminhando para a enfermaria para que receba cuidados.
O capitão japonês considera os ingleses covardes, pois ao invés se suicidarem – conforme o costume japonês do Seppuku -, eles se renderam.
No campo havias outros prisioneiros, como o tenente-coronel John Lawrence, que fala japonês fluentemente e consegue compreender o modo de pensar dos japoneses. O coronel tenta aplacar as diferenças culturais entre os capturados e captores, mas não é uma tarefa fácil.
O major Jack não quer se submeter à disciplina e maus tratos do capitão Yonoi e é diante dessa rebeldia que a trama se desenrola.
Um drama de cunho histórico e carregado de cenas com forte cunho emocional e que busca descrever os momentos árduos que prisioneiros de guerra enfrentaram na Segunda Guerra Mundial, principalmente por conta do choque cultural. Vale assistir tanto quem gosta do tema Segunda Guerra Mundial quanto aos fãs do lendário cantor David Bowie.